São Gonçalo do Amarante, na Grande Fortaleza, abriu nesta quinta-feira (9), 25 vagas em cursos voltados exclusivamente para mulheres entre 22 e 32 anos que desejam empreender principalmente na área agrícola.
O curso é gratuito e destinado para mulheres que residam em áreas rurais e semi-rurais de São Gonçalo do Amarante. As aulas serão presenciais e devem iniciar ainda em fevereiro.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 24 de fevereiro.
O projeto “Empreende, Mulher!” é uma ação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) com patrocínio da EDP, empresa que atua em toda a cadeia do setor elétrico brasileiro, e apoio do Instituto EDP e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.
O projeto pretende desenvolver capacitar mulheres empreendedoras para terem o conhecimento necessário na retomada ou início de seus negócios, fortalecendo as cadeias de valor potenciais na região, especialmente de produção agrícola, como a produção de alimentos para autoconsumo e comercialização de excedentes.
Empreendedorismo e negócios
As 25 mulheres selecionadas irão participar do curso empreendedorismo e desenvolvimento de negócios, com carga horária de 40 horas/aulas, além de contarem com mentorias e encontros personalizados para desenvolver seus Projetos de Negócios.
Por meio das mentorias, as jovens poderão se conectar e conhecer experiências de outras empreendedoras mais experientes e terão, ainda, assessoria e assistência da equipe técnica especializada da Adel, além da articulação de redes de colaboração, cooperação e formação de Arranjos Produtivos Locais (APL).
Sobre o projeto
O projeto foi iniciado ainda em 2022, com a equipe da Adel em campo, coletando e analisando dados para a realização de um Estudo Situacional de Cenário Local, com ênfase na identificação de potencialidades e oportunidades, limitações e ameaças, além de características do mercado local e políticas públicas, para orientar a retomada e a criação de empreendimentos pelas jovens rurais beneficiadas.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário