segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Terremoto de magnitude 7,8 deixa mais de 2 mil mortos na Turquia e na Síria

 


Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia na madrugada desta segunda-feira (6), derrubando prédios e fazendo moradores correrem para as ruas enquanto tremores secundários eram sentidos em toda a região. 

Mais de 2.000 mil pessoas morreram e milhares ficaram feridas após dois terremotos - o 1º de magnitude 7,8 e o 2º, de 7,5 - atingirem a Turquia nesta segunda-feira (6). Os tremores também provocaram mortes e destruição na Síria e foram sentidos em países como Líbano, Chipre e Iraque.

 "Foi como o apocalipse", disse o sírio Abdul Salam al Mahmoud à agência Reuters. Segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o terremoto de magnitude 7.8 graus na escala Richter foi o maior a atingir o país desde 1939.

De acordo com o Instituto Geológico dos EUA, o terremoto foi um dos mais fortes a atingir a região em mais de 100 anos. O órgão disse também que o número total de mortos pode chegar a 10 mil pessoas.

 O número oficial de mortos pelo terremoto na Turquia e na Síria passou de 2.000 pessoas na manhã de segunda-feira (6).

A contagem oficial agora é de 2.090 vítimas. O número leva em conta os balanços oficiais dos dois países.

Na Turquia, a agência de desastres naturais do governo disse que, até agora, foram registradas 1.498 vítimas. Já na Síria, o balanço contabiliza 592 mortos por conta do terremoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário