As fortes chuvas registradas no Ceará, nesta quinta-feira (16), causou prejuízos em vários municípios. O temporal em Aratuba deixou, pelo menos, três mortos. Já em Pacatuba e Quixadá, a chuva inundou várias vias.
Em Aratuba, pelo menos duas casas desabaram durante um deslizamento na encosta de um morro na cidade. Conforme o Corpo de Bombeiros, nas residências estavam sete pessoas; três morreram, sendo uma mulher e duas crianças. As outras quatro pessoas feridas ainda não foram formalmente identificadas.
Vídeos feitos em Pacatuba mostram vários pontos da cidade alagados, com a água acumulada gerando forte correnteza. Nas imagens, é possível ver a água invadindo imóveis, além de pessoas e veículos quase submersos. Em uma praça do município, moradores precisaram se agarrar a uma corda para aguentar a correnteza criada pela chuva
"No Centro do município, está entrando muita água nas casas. Tem poste caindo, está tudo muito complicado aqui. O trânsito também está muito ruim. Os moradores estão preocupados porque está entrando águas nas casas baixas, e eles estão perdendo móveis e outras coisas", disse Matheus Gomes, morador de Pacatuba.
Quixadá também é um dos municípios atingidos pela forte chuva desta quinta-feira. Na cidade, vídeos mostram ruas que viraram “lagoas”, onde pedestres e condutores de veículos precisaram ter cuidado ao trafegar.
Previsão do tempo
O Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até esta sexta-feira (17), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A previsão do tempo elaborada pelo órgão apontou que, entre quinta e sexta-feira, a tendência é que as condições sejam ainda mais favoráveis, ou seja, com chuvas mais generalizadas e com maior intensidade, principalmente em áreas da Jaguaribana, Cariri e Ibiapaba.
As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de chuvas no Ceará durante a quadra chuvosa. Na ocasião, a faixa de nuvens está próxima da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário