quarta-feira, 17 de maio de 2023

Museu cearense deve receber fóssil contrabandeado para a Alemanha

 


O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens (MPPCN), na cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará, foi indicado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para receber o fóssil do Ubirajara jubatus, que vai ser repatriado da Alemanha ao Brasil.

O material deve retornar ao país de origem após ser retirado ilegalmente do Ceará e ficar exposto no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha.

No encontro, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES), Inácio Arruda, indicou o Museu do Cariri para abrigar o fóssil, uma vez que pertence à região do Geoparque do Araripe, localizada entre os estados nordestinos do Ceará, Pernambuco e Piauí, conhecida como centro paleontológico.

“O Museu do Cariri tem um esforço de cooperação grande”, frisou Inácio lembrando que é necessário que a região seja visível para o mundo, e não apenas localmente.

O ministro-conselheiro para Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha, Christian Stertz, sugeriu a formalização do pedido para ‘”iniciar a repatriação o quanto antes, no âmbito da cooperação Brasil-Alemanha em Ciência e Tecnologia”. Existe a perspectiva de trazer o fóssil para o Brasil em breve.

Para o reitor da Universidade Regional do Cariri, Lima Júnior, este será um bom momento para a repatriação.

“Teremos a revalidação do Geoparque do Araripe, e a repatriação fortalece a missão de valor e preservação do nosso trabalho”, disse Lima Júnior.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário