quinta-feira, 29 de junho de 2023

Morre o cantor oroense Francisco Alves Neto (Kim), 60 anos.

 


É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do cantor oroense Francisco Alves Neto (mais conhecido como Kim), 60 anos, ocorrido ontem (28/06), em decorrência de problemas de saúde. 

Durante boa parte da sua vida, Kim embalou com sua voz marcante e alegre festas e eventos não só em nossa cidade, mas além fronteiras do Ceará. Quem nunca dançou as marchinhas de carnaval na voz de Kim? Ele foi um cantor requisitado e respeitado, por isso, na sua trajetória musical passou por diversas bandas. A sua voz ficará marcada para sempre em nossas lembranças de muitas alegrias e felicidades. 

Vá em paz caro amigo, Kim. Que Deus te receba em seu reino e que dê conforto aos corações dos seus familiares neste momento de despedida, meus sentimentos de pesar. 

O velório aconteceu na capela do cemitério de Orós, na entrada da cidade, e o sepultamento foi às 10h00 da manhã, de hoje quinta-feira (29/06).

 

Josemberg Vieira Tv Oásis Portal Orós Ver menos

Caminhão capota em Brejo Santo e condutor morre preso às ferragens sob o veículo

 


Um caminhoneiro faleceu e o seu ajudante escapou ileso no capotamento do veículo na BR-116 em Brejo Santo. Por volta das 18h30min desta quarta-feira o motorista Francisco Márcio de Souza, que residia no Bairro Passaré em Fortaleza, perdeu o controle de direção de um Caminhão Volvo de cor vermelha e placas de Chorozinho e capotou às margens da rodovia federal. O acidente aconteceu na Vila Boqueirão na zona rural de Brejo Santo.

O caminhoneiro se fazia acompanhar do sobrinho Francisco André de Barros Saldanha, que escapou ileso. Márcio morreu preso às ferragens e sob o caminhão que só foi desvirado esta manhã para a retirada do corpo. Ainda ontem estiveram no local atendendo a ocorrência ambulâncias do SAMU de Jati e Brejo Santo, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), militares da Companhia de Brejo Santo e do Corpo de Bombeiros.

Já por volta das 13 horas de terça-feira, já tinha acontecido outro acidente em Brejo Santo. Um homem identificado como Francisco pilotava uma moto Honda CG 125 Titan KS, com placa de Salgueiro (PE), a qual foi atingida por uma Honda CB300 pilotada por Clistenes. O primeiro sofreu escoriações pelo corpo e o outro uma lesão na perna. O acidente aconteceu na CE-397 no momento em que Francisco fez uma conversão para esquerda a fim de adentrar estrada vicinal e Clistenes bateu na traseira da moto dele. A ocorrência foi atendida por equipe da Força Tática.

miseria.com.br

População de Orós (CE) diminuiu -8,01% e está com 19.675 habitantes , aponta o Censo do IBGE

 


A população da cidade de Orós (CE) chegou a 19.675 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -8,01% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

 No estado do Ceará, a população é de 8.791.688, o que representa um aumento de 4,02% quando comparado ao Censo anterior.

 No ranking de população dos municípios, Orós está:

 na 99ª colocação no estado;

na 600ª colocação na região Nordeste;

e na 1.729ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Orós tem uma densidade demográfica de 34,07 habitantes por km² e uma média de 2,74 moradores por residência.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010. 

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. 

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo. 

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.


POPULAÇÃO DE ICÓ (CE) É DE 62.622 PESSOAS, APONTA O CENSO DO IBGE

 

A população da cidade de Icó (CE) chegou a 62.622 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -4,18% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010. 

No estado do Ceará, a população é de 8.791.688, o que representa um aumento de 4,02% quando comparado ao Censo anterior. 

No ranking de população dos municípios, Icó está:

 na 26ª colocação no estado;

na 128ª colocação na região Nordeste;

e na 519ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Icó tem uma densidade demográfica de 33,56 habitantes por km² e uma média de 2,92 moradores por residência.

Granjeiro é a cidade com a menor população do Ceará, aponta IBGE

 


O município de Granjeiro, na região do Cariri, é a cidade com a menor população do Ceará. Segundo o Censo 2022 do IBGE, Granjeiro possui atualmente 4.841 habitantes. No Censo de 2010, o município apareceu com 5.025 moradores. O resultado aponta que nos doze anos que separam um censo e outro, a cidade perdeu 184 habitantes, uma redução populacional de 3,66%.

Os dados do IBGE consolidam Granjeiro como a cidade com menor população entre os 184 municípios cearenses. Em 2010, a primeira versão do Censo apontou que este posto pertencia a Guaramiranga, que apareceu com 4.164 habitantes.

No entanto, uma revisão com informações não atualizadas sobre o Censo de 2010 – chamado pelo IBGE de "censo não compatibilizado" - elevou a população de Guaramiranga para 5.644 habitantes. Em 2022, no novo Censo, o município serrano aparece com 5.654 moradores, uma variação de apenas 10 habitantes.

Apesar da revisão, Guaramiranga possui a segunda menor população do Ceará, conforme os dados do instituto. Em terceiro lugar na lista de menor número de habitantes está o município de Baixio, no Centro-Sul cearense, na divisa com a Paraíba.

Localizada próximo à Juazeiro do Norte, Granjeiro possui também uma das menores extensões territoriais entre as cidades cearenses: são apenas 111 quilômetros quadrados, o que faz do município a 9ª menor cidade do Ceará em território.


Por g1 CE


PF faz operação contra prefeito no Ceará por conceder porte e posse ilegais de armas de fogo

 


A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (29), 22 mandados de busca e apreensão contra um esquema criminoso envolvendo o prefeito de Acarape por conceder ilegalmente posse e porte ilegais de arma de fogo. A polícia não informou quantos documentos foram emitidos dessa forma.

Segundo a Polícia Federal, o prefeito Francisco Edilberto emitia um documento autorizando ele mesmo e os guardas municipais do município utilizarem armas de fogo. No Brasil, apenas a Polícia Federal pode conceder o uso legal de armas de fogo.

Durante a operação, os policiais apreenderam documentos e materiais que serão utilizados na investigação do caso.

A Operação Eikasia contou com 150 policiais federais. De acordo com a Polícia Federal, foram apurados indícios dos seguintes crimes:

  • crime de responsabilidade de prefeito;
  • falsidade ideológica;
  • usurpação de função pública por autorizar indevidamente porte de arma de fogo.

Em caso de condenação, as penas pelos crimes citados podem somar até 30 anos de prisão.


Carteira ilegal de porte de arma

Segundo as investigações, a concessão ocorreu por meio de carteiras que habilitam ilegalmente guardas municipais a portarem armas, além do porte e posse ilegal de armas de fogo por servidores públicos municipais em Acarape.

Conforme a Polícia Federal, o nome da operação remete ao termo usado pelo filósofo Platão para se referir à "relação dos homens com as aparências, simulacros da realidade".


Por g1 CE


Mais prédios e áreas urbanizadas ajudam a explicar ocupação de Fortaleza, capital com maior densidade demográfica do país



Dentre as capitais brasileiras, Fortaleza é a que possui maior densidade demográfica, com mais de 7 mil habitantes por quilômetro quadrado. Os dados são do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital cearense ultrapassa São Paulo na lista dos municípios com as maiores densidades demográficas no Brasil.

A verticalização é um dos fatores para este resultado. As moradias em grandes prédios concentram muitas pessoas em um mesmo espaço do território. Este fenômeno vem substituindo as moradias em construções horizontais, características da cidade até meados dos anos 1980.

“Você tem uma explosão (da verticalização) a partir dos anos 1990 e que, na década de 2000 e 2010, se consolidou. E isso proporciona uma maior densidade populacional”, comenta Helder Rocha, supervisor de Documentação e Disseminação de Pesquisas da Superintendência Estadual do IBGE no Ceará (SES/CE).

Ainda de acordo com Helder Rocha, o Censo 2022 traz o retrato em que as cidades mais densas do país estão concentradas no Sudeste e no litoral do Nordeste.


Confira as 10 cidades com maior densidade demográfica do Brasil:

  • Taboão da Serra (SP): 13.416,81 habitantes por km²
  • Diadema (SP): 12.795,69 habitantes por km²
  • São João de Meriti (RJ): 12.521,64 habitantes por km²
  • Osasco (SP): 11.445,52 habitantes por km²
  • Carapicuíba (SP): 11.205,96 habitantes por km²
  • São Caetano do Sul (SP): 10.805,23 habitantes por km²
  • Olinda (PE): 8.474 habitantes por km²
  • Fortaleza (CE): 7.775,43 habitantes por km²
  • Nilópolis (RJ): 7.568,4 habitantes por km²
  • São Paulo (SP): 7.527,76 habitantes por km²


Por Thaís Brito, g1 CE


Gasolina e etanol vão ficar mais caros no Ceará, diz sindicato



O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) anunciou um novo aumento no valor de combustíveis. Em nota, o sindicato disse que a gasolina irá crescer, em média, R$ 0,34 e o etanol em R$ 0,22.

Ainda segundo o órgão, a mudança acontece por causa do retorno da cobrança do PIS/Confins.

"O Sindipostos-CE reitera que as distribuidoras de combustíveis estão repassando constantemente os aumentos em função das mudanças de preços no mercado internacional e variação do dólar".

De acordo com o sindicato, outro fator que merece destaque é o abastecimento do Nordeste ser de refinarias privadas de estados como Rio Grande do Norte, Amazonas e Bahia.

"Por isso, os preços da Petrobrás não refletem a realidade dos valores no Ceará, que recebe cerca de 40% do combustível que é consumido no Estado de refinarias privadas", explicou o sindicato.


Por g1 CE


Polícia prende irmãos e desarticula esquema de desmanche de veículos em Fortaleza



A polícia prendeu dois irmãos e desarticulou um desmanche de veículos que funcionava em uma casa no Bairro Parquelândia, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (27). Durante a ação, foram apreendidas motocicletas com queixas de roubo e peças de veículos.

De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamento na Rua Gustavo Sampaio os agentes visualizaram um homem empurrando uma moto sem placa. Ao perceber a presença dos agentes, o suspeito abandou o veículo, entrou em uma casa duplex e tentou fugir pelos telhados da residência.

Houve perseguição e o homem foi capturado. Ao consultar o chassi da moto que estava de posse do suspeito os militares constataram que o veículo era roubado.

No decorrer da ocorrência, os agentes fizeram uma vistoria no duplex que o suspeito tentou se esconder e encontrou no quintal do imóvel um segundo homem, que é irmão do primeiro capturado.

Francisco Denizart Dourado Filho, 27 anos, e Luis Felipe Rodrigues Dourado, 26 anos, ambos com antecedentes criminais por roubo, foram presos em flagrante. Os homens confirmaram para os agentes a participação na compra, venda e troca de peças de motos sem procedência.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram apresentados no 10º Distrito, onde os dois irmãos foram autuados por receptação e adulteração de veículo.


Por g1 CE


Prefeitura de Fortaleza envia à Câmara projeto que cria cargos para convocar 217 profissionais de saúde para o IJF



O prefeito de Fortaleza José Sarto anunciou, nesta quarta-feira (28), que vai enviar mensagem à Câmara Municipal com o objetivo de criar cargos para convocar 217 profissionais de saúde para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

O plano do governo municipal é que sejam convocados profissionais de níveis médio e superior aprovados nos últimos concursos para o hospital.

A iniciativa, caso aprovada, deve ampliar o quantitativo de profissionais que atuam na unidade, em diversas especialidades, incluindo:

  • 13 assistentes sociais
  • 9 cirurgiões dentistas
  • 75 enfermeiros
  • 1 farmacêutico
  • 30 fisioterapeutas
  • 4nutricionistas
  • 9 terapeutas ocupacionais
  • 56 técnicos de enfermagem
  • 20 técnicos em radiologia.


Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito lembrou que, desde o início da gestão, a Prefeitura de Fortaleza já convocou 215 profissionais concursados para reforço dos quadros do Instituto Doutor José Frota.


Por g1 CE


Foragida por mandar matar marido e amante no Ceará, mulher conhecida por 'Viúva Negra' é presa em Natal



Conhecida por "Viúva Negra", cearense apontada como mandante dos assassinatos que vitimaram o próprio marido e amante foi presa na manhã desta quarta-feira (28), em Natal, cidade do Rio Grande do Norte.

Lucivânia Abreu Marques estava foragida e já possuía passagens por homicídio. O marido da mulher foi morto no bairro Boa Vista, em Fortaleza, no ano de 2015.

Já o amante da suspeita, que seria o sobrinho da vítima, também foi morto, na cidade de Cascavel, na região metropolitana da capital cearense, em 2019.

De acordo com levantamentos policiais, ela e o amante premeditaram a morte do esposo de Lucivânia, pois ambos mantinham um relacionamento extraconjugal.

Apurações apontam que, após os crimes, a mulher teria fugido para o estado potiguar para se esconder das autoridades cearenses.


Por g1 CE


Região Metropolitana de Fortaleza concentra 44% da população do Ceará



A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), composta por 19 municípios, concentra 3.903.945 milhões de habitantes, o que representa 44,4% da população do Ceará, conforme os dados do Censo 2022 do IBGE.

De acordo com a pesquisa, o estado possui 8.791.688 milhões de habitantes, o que torna o Ceará o oitavo estado mais populoso do Brasil. Desse total, quase 45% está dos habitantes na RMF. Fortaleza, sozinha, com seus 2.428.678 moradores, concentra 27.62% da população - isto é, um a cada quatro habitantes do Ceará está na Capital.


Confira o ranking das cidades mais populosas do Ceará

RMF, também conhecida como Grande Fortaleza, foi oficialmente criada em 1973, e cresceu ao longo dos anos. Atualmente, ela é composta pelos seguintes municípios:

  • Aquiraz
  • Cascavel
  • Caucaia
  • Chorozinho
  • Eusébio
  • Fortaleza
  • Guaiúba
  • Horizonte
  • Itaitinga
  • Maracanaú
  • Maranguape
  • Pacajus
  • Pacatuba
  • Pindoretama
  • São Gonçalo do Amarante
  • São Luís do Curu
  • Paraipaba
  • Paracuru
  • Trairi


Entre o Censo de 2010 e o de 2022, 16 das 19 cidades da RMF tiveram crescimento populacional. As únicas que registraram queda na população foram Fortaleza (-31.034), Maranguape (-8.912) e São Luís do Curu (-1.525).

Por outro lado, na Região Metropolitana de Fortaleza também estão alguns dos municípios que apresentaram, proporcionalmente, os maiores crescimentos populacionais. No período, Itaitinga registrou um aumento de 89% da população, o maior crescimento entre os 184 municípios cearenses. O resultado faz com que Itaitinga seja o município cearense com o maior crescimento médio anual da população: 5,47% ao ano.

Eusébio, também na RMF, teve o segundo maior aumento populacional do estado no período: o número de moradores do município cresceu 61,12% no período, indo de 46 mil para 74 mil. Horizonte, por sua vez, teve um crescimento de 35,4%, indo de 55 mil para 74 mil moradores, o quarto maior aumento do Ceará em termos proporcionais.

Dos cinco municípios mais populosos do Ceará, três são da RMF: Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O top 5 é completado pelas cidades de Juazeiro do Norte, no Cariri, e Sobral, na região Norte do Ceará.

Dos 19 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, aquele com a menor população é São Luís do Curu, que possui, atualmente, 10.822 moradores, conforme o censo do IBGE.


Por g1 CE


Por conta do bom nível, bacia da Grande Fortaleza não irá receber águas do Castanhão pelos próximos meses


A Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza não irá receber as águas do açude Castanhão pelos próximos sete meses. A decisão foi tomada pelo Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará (Conerh), em sua 112ª Reunião, que levou em consideração o bom nível de água acumulada no reservatório.

Enquanto a Bacia da RMF está com o volume atual equivalente a 80,6% de sua capacidade, o açude Castanhão, maior reservatório do Estado, registrou 31,28% de sua capacidade total. Por conta do nível do reservatório da Grande Fortaleza, o Conselho definiu que não irá transferir água para a Região, o que é feito pelo Eixão das Águas, até o dia 31 de janeiro de 2024.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destacou a situação favorável na Região Metropolitana.

"No ano de 2022 os reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza atingiram 100% [da capacidade]. Neste ano o cenário foi bem parecido, chegando a mais de 90%. Com esse aporte, será possível, mais uma vez, não realizar a transferência de água do Açude Castanhão para a Região", disse Robério Monteiro.

O Conerh é composto por 24 conselheiros distribuídos entre representantes de Secretarias e demais instituições estaduais com atuação na gestão ou no uso dos recursos hídricos; além de Comitês de Bacias Hidrográficas e outras entidades da área.


Por g1 CE


Justiça determina R$ 200 mil de indenização para pais de criança que morreu após negligência médica no Ceará



Um casal deve ser indenizado em R$ 200 mil pelo município de Baturité após decisão judicial com relação à negligência em atendimento médico. O casal tinha um filho de quatro meses que morreu após não ter sido devidamente atendido por um médico do município. O caso acontece em setembro de 2020, mas a decisão pela indenização saiu em junho de 2023. As informações foram divulgadas pela Defensoria Pública do Ceará nesta quarta-feira (28).

O órgão disse que a Prefeitura ainda pode recorrer da decisão no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), mas já considera a indenização uma grande vitória ao direito dos pais. O g1 solicitou posicionamento do governo municipal de Baturité, mas não recebeu até a publicação desta reportagem.

A Defensoria informou que ingressou com uma ação por reparação de danos pela morte do bebê que não foi atendido da forma devida em uma Unidade Municipal de Pronto Atendimento (UMPA), em Baturité, no dia 17 de setembro de 2020, e faleceu no dia seguinte. No dia, a criança apresentava sintomas de forte desconforto abdominal e sangramento retal.

“Mesmo na situação de emergência em que se encontrava o pequeno, os pais do menino logo tiveram que lidar com a conduta omissa do médico plantonista que estava no local e que, no princípio, negou-se a atender o paciente alegando não ser pediatra”, disse a Defensoria.

O órgão relatou que, após muita insistência da mãe, o médico aceitou consultar o bebê e mesmo constatando que ele não estava bem, resolveu mandá-lo de volta para casa, receitando remédio para que os genitores comprassem na farmácia e eles mesmos dessem ao filho.


Por g1 CE


Mãe é condenada a 14 anos de prisão por enterrar viva a própria filha recém-nascida em Camocim, no Ceará


Uma mulher foi condenada a 14 anos e três meses de prisão por homicídio qualificado após enterrar viva a própria filha recém-nascida. A decisão do Tribunal do Júri da Comarca de Camocim, a 357 quilômetros de Fortaleza, foi proclamada nesta terça-feira (27)

De acordo com o Ministério Público do Ceará (MPCE), Raimunda Nonata Laurinda da Silveira teria planejado todos os detalhes do crime com antecedência. Ela escondeu a gravidez de nove meses dos familiares e a afirmou que tentou abortar a criança, pois temia ser criticada por não ter condições financeiras de criar mais um filho.

A 1ª Promotoria de Justiça de Camocim considerou a motivação do crime "fútil e desproporcional" e pediu a condenação de Raimunda Nonata por homicídio qualificado. A mulher, que está solta desde setembro de 2021, vai poder recorrer da decisão em liberdade.

O crime aconteceu em março de 2019 na localidade de Buriti, na zona rural do município litorâneo. Conforme a polícia informou ao g1 à época, moradores da região teriam chegado a ouvir o choro da bebê, procuraram a criança, mas já encontraram a recém-nascida sem vida e com diversos ferimentos pelo corpo.

"Ela morreu por asfixia, foi encontrada areia na traqueia, depois ela foi comida pelos bichos. Na perícia, a recém-nascida não tinha mais nenhuma víscera, nem coração, nem pulmão", revelou o auxiliar de perícia do Núcleo da Perícia Forense (Pefoce), Antônio Veras Nogueira.

Ainda conforme o auxiliar da Pefoce, Raimunda Nonata “estava completando nove meses de gravidez e tomou chá de boldo para abortar. Foi para o quintal de casa, que é grande, na zona rural, e teve o bebê. A menina nasceu, chorou e depois parou, pensou que estava morta e enterrou”.


Por g1 CE


quarta-feira, 28 de junho de 2023

Censo do IBGE: Ceará é o oitavo estado mais populoso do Brasil, com 8,7 milhões de habitantes



A população do Ceará aumentou na última década. O Censo Demográfico de 2022 mostra que o estado tem 8,7 milhões de habitantes, com uma taxa de crescimento de 4,02% em comparação com os dados de 2010. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2010, a população do Ceará era de 8,4 milhões. Em valores absolutos, o Ceará registrou o acréscimo de cerca de 340 mil habitantes.


População do Ceará:

  • Em 2010: 8.451.644 habitantes
  • Em 2022: 8.791.688 habitantes


Atualmente, o estado é o oitavo mais populoso do país. No Nordeste, fica atrás apenas de Pernambuco, que contabiliza 9 milhões de habitantes.


Confira os 10 estados mais populosos do Brasil:

  • São Paulo: 44.420.459 habitantes
  • Minas Gerais: 20.538.718 habitantes
  • Rio de Janeiro: 16.054.524 habitantes
  • Bahia: 14.136.417 habitantes
  • Paraná: 11.443.208 habitantes
  • Rio Grande do Sul: 10.880.506 habitantes
  • Pernambuco: 9.058.155 habitantes
  • Ceará: 8.791.688 habitantes
  • Pará: 8.116.132 habitantes
  • Santa Catarina: 7.609.601 habitantes


Por g1 CE


Censo do IBGE: Fortaleza passa Salvador e se torna a quarta cidade mais populosa do Brasil



Fortaleza se tornou a quarta cidade mais populosa do Brasil. Com 2,4 milhões de habitantes, a capital cearense ultrapassou Salvador na lista de municípios brasileiros com as maiores populações. Os dados são do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Antes ocupando o posto de quinta cidade mais populosa, Fortaleza agora fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A diferença para Salvador, que agora assume o quinto lugar na lista, é de pouco mais de 10 mil habitantes.


Confira as 10 cidades mais populosas do Brasil:

  • São Paulo (SP): 11.451.245 habitantes
  • Rio de Janeiro (RJ): 6.211.423 habitantes
  • Brasília (DF): 2.817.068 habitantes
  • Fortaleza (CE): 2.428.678 habitantes
  • Salvador (BA): 2.418.005 habitantes
  • Belo Horizonte (MG): 2.315.560 habitantes
  • Manaus (AM): 2.063.547 habitantes
  • Curitiba (PR): 1.773.733 habitantes
  • Recife (PE): 1.488.920 habitantes
  • Goiânia (GO): 1.437.237 habitantes


Apesar de subir da quinta para a quarta cidade mais populosa, Fortaleza tem agora um número menor de habitantes em comparação com o censo de 2010. Eram 2.452.185 habitantes no último recenseamento, com quase 23 mil moradores a mais do que os dados mais recentes.

Salvador também teve queda no número de habitantes, porém de forma mais acentuada: foram aproximadamente 257 mil habitantes a menos registrados no censo mais recente.

As duas capitais nordestinas trocaram de posição para outro dado importante. Em 2018, Salvador perdeu para Fortaleza o posto de maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste.

Isso significa que Fortaleza tem registrado maior crescimento econômico em comparação com a capital baiana, com dados contabilizados com os valores de riqueza gerada.

Índices referentes ao ano de 2020 mostram que Fortaleza teve PIB de R$ 65,1 milhões, enquanto Salvador registrou PIB de R$ 58,9 milhões. Os dados são do IBGE e do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).


Por g1 CE


População de Orós (CE) é de 19.675 pessoas, aponta o Censo do IBGE



A população da cidade de Orós (CE) chegou a 19.675 pessoas no Censo de 2022, o que representa uma queda de -8,01% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Ceará, a população é de 8.791.688, o que representa um aumento de 4,02% quando comparado ao Censo anterior.


No ranking de população dos municípios, Orós está:

  • na 99ª colocação no estado;
  • na 600ª colocação na região Nordeste;
  • e na 1.729ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Orós tem uma densidade demográfica de 34,07 habitantes por km² e uma média de 2,74 moradores por residência.


O Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.


Por g1 CE


Cidade de Catarina perdeu quase metade da população e tem maior queda de habitantes do país

 


O município de Catarina, localizado a 394 quilômetros de Fortaleza, teve proporcionalmente a maior redução populacional do Brasil, segundo o Censo 2022 do IBGE. Conforme os dados divulgados pelo instituto, entre 2010 e 2022, a cidade perdeu quase metade da população: a redução foi 45,25%.

Em 2010, o município do Sertão dos Inhamuns tinha 18.705 habitantes. Em 2022, conforme o recenseamento, o número de habitantes caiu para 10.243. Portanto, no período de 12 anos, a cidade perdeu cerca de 8.462 moradores.

Apesar de Catarina ter proporcionalmente a maior queda populacional do Brasil, o município não teve a maior queda de população do Ceará em termos absolutos. Neste período, a cidade que mais perdeu habitantes foi Fortaleza: em 12 anos, a capital do Ceará perdeu 31.034 habitantes, segundo dados do IBGE. Ainda assim, Fortaleza superou Salvador e se tornou a 4ª cidade mais populosa do Brasil.

As estimativas populacionais do IBGE são acompanhadas com atenção pelas prefeituras de todos os municípios do Brasil porque o número de moradores de cada cidade é utilizado no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma das principais formas de transferência de recursos financeiros da União para as cidades.

Com a queda da população, portanto, os municípios podem perder dinheiro do FPM. Do mesmo modo, com o aumento, o repasse pode subir. O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Catarina para comentar os resultados do censo, e foi informado que o município, por ora, não vai se pronunciar.

A prefeitura também apontou que este acompanhamento das variações do Censo 2022, bem como qualquer questionamento judicial sobre os resultados, será conduzido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Em conversa com a reportagem, no entanto, um funcionário da administração municipal de Catarina pontuou que, apesar da redução populacional anunciada pelo IBGE, o município não notou, nos últimos anos, nenhuma redução de demanda nos serviços prestados à população.

O advogado Lincoln Diniz, do departamento jurídico da Aprece, explica que após a divulgação oficial pelo IBGE, os gestores dos municípios cearenses vão se reunir para analisar os dados. "O nosso presidente, Júlio Castro, vai conversar com os gestores, analisar esses dados, apresentar os dados para saber se eles realmente condizem com a realidade dos seus municípios, e vamos aqui analisar a parte legal para contestar, auxiliar que os municípios possam contestar", detalha.


Por g1 CE


Mulher é encontrada morta em casa no Ceará; um homem foi detido

 


Uma mulher de 39 anos, identificada como Juliana Silva de Sousa, foi encontrada morta, com sinais de violência, em uma casa na Avenida 16 de Agosto, no Bairro Pau Serrado, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta terça-feira (27).

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a Polícia Militar foi acionada por populares, após o cadáver ser encontrado no imóvel.

Durante a ocorrência, um homem de 45 anos foi detido, por suspeito de envolvimento com a morte da mulher. O suspeito foi conduzido a uma unidade da Polícia Civil, onde prestou depoimento sobre o assunto. A polícia segue com as investigações.


Por g1 CE


Padre expulsa de novena homem que debochou de fiéis no interior do Ceará



Um padre precisou expulsar um homem de uma novena em Canindé, no interior do Ceará, no último sábado (24). O Pe. Carlos falava com os fiéis quando precisou interromper para se dirigir diretamente a um homem que estava no local. Segundo o padre, ele desrespeitou outros dois fiéis que estavam na celebração.

A discussão entre o padre e o homem aconteceu na 5° Noite de novena da Festa de São Pedro 2023 da Área Pastoral São Pedro, no Bairro Alto Guaramiranga. “Eu vou pedir ao meu ‘irmãozinho’ aí que fique quietinho. Quem vai estar agora no comando sou eu. Nós não estamos em um auditório de piadas não. Se você não quer ficar na celebração, pode ir para sua casa”, disse o padre.

Após a repercussão do caso, o padre se pronunciou. “Eu não digo que dei uma resposta, mas dei um esclarecimento. Então, queria fazer esse posicionamento não para me autojustificar pela atitude que eu tive”, disse o pároco.

“Digo, com toda sinceridade, que não me arrependo e farei novamente se for preciso”, declarou Padre Carlos.

Conforme o padre, ele precisou se dirigir ao homem após ele desrespeitar duas pessoas que haviam dado testemunhos momentos antes. Ele não repassou detalhes, contudo, do teor dos comentários do homem.

“Eu sempre trato todo mundo como irmãos. Aquela pessoa que fez aquilo, no sábado, eu comecei dizendo 'meu irmão, não faça isso'. Quem estava aqui no sábado ouviu o que aquele senhor fez, com palavrões, desrespeitou uma pessoa tão querida, tão amada”, explicou o padre.

“Falei duro? Falei. Falei forte? Falei. Com firmeza? Falei. Até porque o evangelho de ontem dizia: 'não tenhais medo diante daqueles que querem destruir a caminhada’”, complementou.


Por g1 CE


Ciro sugere que seis vereadores de Fortaleza teriam ligação com facções criminosas

 O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) sugeriu, sem citar nomes, que pelo menos seis vereadores de Fortaleza teriam algum tipo de relação com facções criminosas que atuam na Cidade. A declaração foi dada em uma palesta sobre segurança pública realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Ceará (OAB-CE), no último dia 21 de junho.⁠

Ao falar sobre a atuação das organizações criminosas, Ciro diz haver um "drama grave" na sociedade e cita "um esforço das facções criminosas de se infiltrar na política". O ex-ministro aponta o Rio de Janeiro como um exemplo de onde é "central a presença das facções no comando do Estado".⁠
Posteriormente, o pedetista aponta que situação similar já faz parte da realidade local. "Não pense que vamos assistir essa notícia do Rio de Janeiro pela televisão. Aqui também já está acontecendo. E não é trivial", alerta. "Mas quando a gente conversa no bar, quando a gente pode entrar na rua sem pedir licença para entrar em bairro nenhum, porque eu ganhei esta faculdade de tanto lutar e resolver problemas do povo, eu ainda consigo passar sem ser importunado".⁠

Crianda de Ubajara passa por transplante inédito de fígado com doador vivo no Ceará

 Com apenas cinco anos de idade, uma menina de Ubajara, na região da Serra da Ibiapaba, passou por um procedimento cirúrgico inédito no Ceará: um transplante de fígado intervivos, realizado na última sexta-feira (23), em Fortaleza.

O procedimento consistiu em retirar parte de um fígado de um doador vivo e saudável para ser implantado na paciente.

A criança começou a apresentar sintomas característicos de uma disfunção hepática e, após investigação, descobriu ser portadora de Pfic tipo 3, doença genética grave que afeta o funcionamento do órgão.

Atacarejo anuncia nova unidade em Fortaleza e projeta abrir 600 vagas de emprego

 Menos de um ano após as inaugurações nos bairros Jóquei Clube e Antônio Bezerra, o Assaí Atacadista segue em expansão em Fortaleza para abrir as portas de mais duas unidades em Fortaleza. Além do empreendimento já anunciado no bairro Montese, a rede anuncia a abertura ainda este ano para mais uma loja: o Assaí Cais do Porto. Ao todo, devem ser abertas 600 vagas de emprego.⁠

A loja Assaí Cais do Porto está em construção na avenida José Saboia. A nova unidade, construída do zero, ficará a 2,3 km do Mercado dos Peixes e a 3 km da Praia do Futuro, uma região turística da Capital.⁠

Fortaleza passa a ser a 4° cidade mais populosa do país

 


Os dados do Censo Demográfico 2022 começaram a ser divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre eles cabe destacar os contingentes populacionais de cada cidade. Nessa linha, o censo realizado em 2022 apontou que a capital cearense ultrapassou Salvador e tornou-se a quarta cidade mais populosa do país. Fortaleza computa hoje 2.428.678 habitantes.


Salienta-se que quando comprado com o censo de 2010, a capital do estado notou uma diminuição populacional de 1%, já que naquele ano somava cerca de 2.452.185 moradores. Todavia, mesmo com a mitigação populacional a crescente de posição foi possível, espacialmente porque a capital baiano - que antes ocupava a 4° colocação - verificou uma diminuição populacional de quase 10%, somando atualmente 2.418.005 residentes.

Confira as 10 cidades mais populosas do Brasil 


São Paulo: 11.451.245 moradores

Rio de Janeiro: 6.211.423 moradores

Brasília: 2.817.068 moradores

Fortaleza: 2.428.678 moradores

Salvador: 2.418.005 moradores

Belo Horizonte: 2.315.560 moradores

Manaus: 2.06.547 moradores

Curitiba: 1.773.733 moradores

Recife: 1.488.920 moradores

Goiânia:  1.437.237 moradores







Por Paulo Junior - Miséria.com.br

Evento das Quadrilhas Juninas da Prefeitura de Quixelô é Interditado por Falta de Certificado

 


Evento da Prefeitura é interditado no primeiro dia das apresentações das quadrilhas juninas em Quixelô devido à falta de certificado exigido pelos bombeiros. Durante fiscalização, constatou-se que as modificações necessárias não foram realizadas, levando à interdição do evento.

A ausência do alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros causou surpresa e decepção entre os organizadores e o público presente. Medidas legais estão sendo tomadas para garantir a segurança e o cumprimento das normas para futuras apresentações.

 Realizar o evento sem a autorização do Corpo de Bombeiros pode acarretar em consequências legais e de segurança. A prefeitura estará sujeita a penalidades e possíveis multas, além de correro risco de ter o evento interrompido pelas autoridades competentes.

A ausência do certificado de segurança compromete a proteção dos participantes, colocando em risco a integridade física e a vida das pessoas presentes. É fundamental seguir todas as regulamentações e obter as devidas autorizações para garantir a segurança e o sucesso do evento. 


Fatos news

Polícia do Ceará inicia testes com carro elétrico



O Governo do Ceará iniciou, nesta terça-feira (27), a utilização de um modelo de carro de polícia elétrico. O veículo, disponibilizado por meio de parceria com a empresa BYD, tem autonomia para 400 quilômetros e possui dois modelos de recarga, o rápido de duas horas e o prolongado de até oito horas.

A viatura elétrica irá atuar em período de teste, em Fortaleza, pelos próximos 90 dias, cedido à Casa Militar.

Conforme o assessor-executivo da Casa Militar, Francisco Erlanio, o equipamento, mesmo em fase piloto, passará por adaptações apontadas pelos policiais para melhor aproveitamento do veículo.

“A Casa Militar se soma a esse processo voltado para o reforço das energias renováveis. Por aqui, estaremos sempre em contato com a empresa para reportar melhorias e possíveis necessidades de arrumação do veículo”, disse Francisco Erlanio.

Leonardo Dallolio, representante da BYD no Ceará, ressalta o baixo custo de manutenção do equipamento.

“Estamos começando essa iniciativa pelo Ceará também pelo alinhamento junto às políticas públicas do estado benéficas ao meio-ambiente. A ideia é levar para outros estados, mas o Ceará é pioneiro nesse sentido. O veículo chega sem custos, já preparado para uso e possui um baixo custo de manutenção. Também queremos trazer outros modelos para teste”, falou Leonardo Dallolio.

Apesar do representante da BYD citar o Ceará como pioneiro no uso do carro elétrico na polícia, em fevereiro de 2022 a empresa também entregou um carro elétrico a Polícia Militar da cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, para ser usado em testes no policiamento da região.


Por g1 CE


Ex-companheiros comemoram oficialização de divórcio: 'Estou liberto'



Dois cearenses viralizaram nas redes sociais após publicarem um vídeo comemorando de forma bem-humorada a oficialização do divórcio, em Fortaleza. As imagens foram compartilhadas em páginas de humor e já somam milhares de visualizações.

"Finalmente! Depois de quantos anos, cinco anos divorciado? É depois de cinco anos divorciado saiu a certidão oficial do divórcio. Então finalmente estou liberto do mal da minha vida. Estou liberto", disse o fotógrafo Iury Maia, em tom de brincadeira, ao lado da ex-companheira.

Iury e a secretária hospitalar Bárbara Benjamin se relacionaram por seis anos, entre namoro e o casamento, que chegou ao fim em 2018, por questão de "desgastes". Em 2021, mesmo já estando há três anos sem conviverem como marido e mulher, eles decidiram oficializar a separação perante a Justiça.

O divórcio foi documentado em 14 de junho de 2021, mas só nesta semana o ex-casal foi buscá-lo no cartório, gerando o vídeo de comemoração.

"Já trabalho com alguns influencers e gosto de postar vídeos com essa questão do humor, da irreverência. [...] Nem penso e quando dou fé já estou fazendo coisa doida e quando peguei o desquite na minha mão comecei a gravar aleatoriamente na casa dela a gente comemorando e deu essa repercussão muito boa. Às vezes as pessoas se separam como inimigo e a gente não é assim, graças a Deus tem uma boa convivência de amizade", falou Iury.

Conforme Bárbara, a demora para buscar a certidão do divórcio ocorreu por acaso, pois não era uma urgência para ambos.

"Demos entrada mais por formalidade e agora eu fui pegar a certidão para poder atualizar meus documentos. No casamento mudei meu nome e agora preciso atualizar, pois retirei o nome de casada. Algo bem simples", disse Bárbara.

A boa relação entre os dois tem como motivo principal o filho, Luis Henrique, de 7 anos. "O Iury é uma pessoa muito engraçada e muito gente boa. Não tem como ficar com raiva dele. Nós escolhemos ter uma boa relação pelo nosso filho e hoje temos uma boa relação porque nos tornamos muito amigos mesmo", afirmou Bárbara.

Ela namora há quatro anos e afirma que o atual também se dá bem com o ex, por quem torce para encontrar uma pessoa.

"Eu brigo mais com ele por me preocupar mesmo com a vida dele. Vivo brigando porque gostaria que ele arranjasse uma namorada e que tivéssemos todos uma boa relação. [...] Minha mãe diz que existe ex-mulher, mas não existe ex-sogra, então a relação deles é até melhor que a nossa", disse Bárbara.


Por Lena Sena, g1 CE