Um recém-nascido de apenas três dias de vida se engasgou ao ingerir leite materno e foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
A ação ocorreu na madrugada desta segunda-feira (26), no Bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza.
De acordo com informações do órgão, os pais do bebê informaram que o recém-nascido estaria com obstrução das vias aéreas. O tenente Parente, integrante da equipe, atendeu o bebê e utilizou a manobra de Heimlich, fazendo com que a criança voltasse a respirar.
Após o atendimento inicial, a mãe e o bebê foram encaminhados a uma unidade de saúde para a realização de reavaliações médicas.
A Manobra de Heimlich deve ser realizada apenas quando a pessoa estiver realmente engasgada e com dificuldade para respirar, conforme informações do Corpo de Bombeiros.
Essa manobra ajuda a desengasgar a vítima em situações de emergência. O CBMCE compartilhou uma cartilha com dicas de como realizá-la:
- Fique atrás da criança e incline-a ligeiramente para frente.
- Posicione-se com os pés ligeiramente afastados para obter estabilidade.
- Coloque um punho fechado com o polegar virado para dentro, logo acima do umbigo da criança.
- Segure o punho com a outra mão.
- Faça uma pressão rápida e firme para dentro e para cima, em direção ao diafragma da criança
- Repita essa pressão abdominal em forma de “J” cerca de 5 vezes, verificando se houve a obstrução a cada tentativa.
Se a criança perder a consciência, é necessário iniciar a RCP (Reanimação Cardiopulmonar) imediatamente, acionar os serviços de emergência. Continue realizando ciclos de RCP até a chegada da equipe médica.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário