segunda-feira, 24 de julho de 2023

Ceará registra quase cinco casos de 'stalking' contra mulheres por dia, revela Anuário de Segurança Pública

 


Para cada dia do ano de 2022, o Ceará registrou cerca de cinco casos de 'stalking' contra mulheres. Também conhecido como perseguição, o crime começou a ser tipificado em 2021. O segundo ano de registros no estado mostrou o aumento de 19% no número de casos, revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

É a primeira vez que o crime de 'stalking' aparece no levantamento, que compila dados informados pelas secretarias e fontes oficiais dos estados brasileiros. No Ceará, outros crimes contra as mulheres também se intensificaram, como violência psicológica, assédio sexual e importunação sexual.

O Anuário é realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ressalta que os casos trazidos no levantamento são apenas aqueles que chegaram ao conhecimento das autoridades policiais.

Em 2022, Brasil registra maior número de estupros da história; 6 em cada 10 vítimas têm até 13 anos, aponta Anuário de Segurança

No Ceará, foram 1.805 denúncias de 'stalking' em 2022. Para o ano de 2021, esse número havia sido de 1.514 casos. Todos os registros tiveram mulheres como vítimas.

O que é o crime de 'stalking', incluído no Código Penal em abril de 2021: "Perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade"

Se condenado, o autor pode pegar até 3 anos de prisão. A pena é de 6 meses a 2 anos de prisão, mas pode ser ampliada com agravantes, como quando o ato é cometido contra mulheres.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário