segunda-feira, 10 de julho de 2023

Ceará teve mais de 24 mil casos suspeitos de dengue em 2023



O cantor de forró Nattan foi diagnosticado com dengue no último dia 7. Ele precisou, inclusive, cancelar shows em razão da doença.

O Ceará, terra natal de Nattan, registrou 24.266 casos suspeitos de dengue em 2023, conforme ‌o Boletim Epidemiológico mais recente, publicado no dia 16 de junho. Destes, 29,2% foram confirmados. A taxa de incidência dos casos notificados nas últimas cinco semanas no estado é considerada baixa: são 28 casos por 100 mil habitantes.

A Secretaria da Saúde do estado (Sesa) informou que o município de Fortaleza é o que tem o maior número de confirmações e concentra 84,6% dos casos.

A dengue continua sendo uma arbovirose que merece atenção da população. Com sintomas muitas vezes inespecíficos, a infecção pode variar de quadros leves até casos de dengue grave, que se caracterizam pela ocorrência de sinais de alarme e complicações e, geralmente, exigem internação dos pacientes.


Quais os sintomas mais comuns de dengue?

O infectologista Keny Colares, consultor da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) explica que os sintomas são os mesmos para os quatro sorotipos. “Não existe uma sintomatologia dos tipos, porque todos causam uma doença semelhante. Existem alguns trabalhos que indicam que alguns sorotipos são um pouco mais agressivos. Mas não temos nada conclusivo com relação a isso”.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário