No Ceará, 31 novos municípios poderão ser atendidos com o programa Farmácia Popular, totalizando 177 cidades com credenciamento de farmácias. Todos os beneficiários do Bolsa Família no estado poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, a saúde da mulher terá prioridade. Essa população do Ceará terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Segundo o órgão, são produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma.
Com as novas habilitações que serão abertas, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.
Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.
O Ministério da Saúde também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena no estado atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido.
- Abaiara
- Apuiarés
- Aquiraz
- Aratuba
- Banabuiú
- Barroquinha
- Caridade
- Catarina
- Chaval
- Chorozinho
- Frecheirinha
- General Sampaio
- Granja
- Granjeiro
- Irauçuba
- Itaiçaba
- Itarema
- Itatira
- Martinópole
- Massapê
- Morrinhos
- Pindoretama
- Saboeiro
- Senador Sá
- Tarrafas
- Tejuçuoca
- Tururu
- Umari
- Umirim
- Uruburetama
- Uruoca
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário