quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Operação de combate à violência contra mulheres resulta em 14 prisões durante uma semana no Ceará

 

14 suspeitos foram presos por crimes relacionados à violência contra mulheres no Ceará no intervalo de uma semana. As prisões aconteceram durante a Operação “Shamar”, um trabalho a nível nacional contra crimes dessa natureza, deflagrada no último dia 21 de agosto no estado.

Nesta segunda-feira (28), um homem de 45 anos foi preso em flagrante por equipes da Polícia Militar, suspeito de agredir, ameaçar de morte e descumprir medida protetiva contra a companheira, uma mulher de 44 anos. O caso aconteceu em Coreaú. Ele foi autuado em flagrante e colocado à disposição da Justiça.

Já na última sexta-feira (25), equipes da Polícia Civil prenderam um homem de 48 anos, suspeito de matar a ex-companheira, de 46 anos, na cidade de Pacatuba. A captura ocorreu no bairro Couto Fernandes, em Fortaleza. Ele foi autuado em flagrante por feminicídio.

Ainda no mesmo dia, uma equipe da PMCE cumpriu um mandado de prisão por violência doméstica contra um homem, na cidade de Tejuçuoca. Também na sexta-feira, outro homem foi preso em flagrante pelos crimes de violência psicológica e patrimonial contra a própria mãe em Parambu.


Outras ações

No âmbito da Polícia Civil, um sistema on-line para solicitar medidas protetivas de urgência foi lançado, na última terça-feira (22), em parceria com a Secretaria das Mulheres e a SSPDS.

A ferramenta foi criada com o objetivo de garantir o acesso mais rápido de mulheres vítimas de violência doméstica às solicitações de medida protetivas, por meio do site.

A operação Shamar é coordenada em âmbito nacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no Ceará.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário