quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Passageiros relatam ônibus com ar-condicionado desligado em Fortaleza



Passageiros de ônibus de Fortaleza relataram ao g1 que circularam nesta terça-feira (1º) em ônibus com ar-condicionado que estavam com o aparelho desligado. Na segunda-feira (31), a Prefeitura de Fortaleza afirmou a partir deste 1º de agosto todos os veículos com sistema de refrigeração estariam circulando como equipamento ligado.

Uma testemunha relatou à reportagem, por exemplo, que no início da manhã, um veículo da linha 29 - Parangaba/Náutico, saiu do terminal de ônibus com o ar-condicionado desligado e continuou com o aparelho desligado durante todo o trajeto no sentido Náutico.

Quando o coletivo começou a lotar, ao longo do percurso, os passageiros abriram as janelas por conta do calor.

Em nota, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) afirmou que está fiscalizando do religamento dos sistemas de refrigeração dos ônibus e realizando um levantamento por terminal.

O órgão também orientou que os passageiros informem e denunciem eventuais problemas de veículos com ar-condicionado pelo telefone 156. Para realizar a denúncia, é preciso o nome da linha, o número do veículo e o local. Desse modo, a Etufor pode notificar a empresa responsável para que seja providenciado o conserto.

Segundo a Etufor, Fortaleza possui uma frota de 1437 ônibus. Destes, 881 veículos possuem ar-condicionado. Até o mês de julho, apenas 654 veículos dos que tinham refrigeração estavam circulando com o ar-condicionado ligado.

A medida do religamento total do ar condicionado nos ônibus segue o cronograma previsto pela Prefeitura, que apontava o mês de agosto com data-final.

O cronograma para religar os equipamentos começou em março de 2023, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). O procedimento inclui manutenção e higienização dos sistemas.

Com o religamento do aparelho, 54,5% de toda a frota de ônibus de Fortaleza passa a contar com sistema de refrigeração.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário