quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Filme cearense é pré-selecionado para representar o Brasil no Oscar 2024

 


O filme cearense "Estranho Caminho", do diretor Guto Parente, é um dos pré-selecionados para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024. O premiado longa foi um dos seis escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema para a lista final da qual sairá o indicado do Brasil deste ano.

A obra acompanha David, um cineasta que retorna ao Brasil pela primeira vez em anos justamente quando tem início a pandemia de Covid-19. Ele procura o pai, que não vê há dez anos, e é surpreendido pelo lockdown enquanto está na casa dele. Os dois, então, são obrigados a conviver. Enquanto tenta conhecer mais o pai, coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao redor do cineasta.

Na última segunda-feira (4), o filme foi selecionado para exibição no Festival do Cinema do Rio de Janeiro. Até agora, o filme de Guto Parente já foi exibido em festivais de cinema no México, na Espanha, no Egito, nos Estados Unidos e em Portugal.

O longa foi dos grandes vencedores do Festival de Cinema de Tribeca de 2023, em Nova York, conquistando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Performance no evento, voltado para produções independentes.

Agora, "Estranho Caminho" vai concorrer com os outros cinco filmes selecionados pela Academia Brasileira de Cinema pela vaga na maior competição do cinema mundial.


Além de "Estranho Caminho", de Guto Parente, estão concorrendo:

  • "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho;
  • "Pedágio", de Carolina Markowicz;
  • "Noites Alienígenas", de Sergio de Carvalho;
  • "Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha", de Eduardo Albergaria;
  • "Urubus", de Claudio Borrelli.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário