Um eclipse solar anular deve fazer a noite “chegar mais cedo” no próximo dia 14 de outubro. A claridade do dia deve diminuir quando boa parte do sol for coberta pela lua, mas olhar diretamente para o céu ainda vai ser prejudicial à visão humana. Então, como assistir ao eclipse solar sem problemas? O g1 traz dicas do que fazer e do que evitar.
Filmes fotográficos e raio-x são boas opções? 🎞️
A respostá é não, conforme o astrônomo amador Lauriston Trindade. Ele informou que os materiais que compõem esses itens não protegem contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol, prejudiciais ao olho humano — como causar catarata e até cegueira.
“A lua vai cobrir cerca de 90% do sol, e vai ficar uma borda ainda aparecendo, no formato de um anel. Isso ainda gera muito brilho. É praticamente impossível olhar diretamente, porque o sol ainda vai estar muito iluminado”, comentou Lauriston.
Então, um bom óculos escuro resolve? 😎
A resposta também é não. Mesmo oferecendo proteção UV, não é confiável assistir ao eclipse solar protegido apenas por óculos de sol devido à claridade que ainda permanecerá com a porção exposta do sol.
“Esses itens bloqueiam uma parte da luz, mas os raios ultravioletas ainda vão estar passando; e são eles quem prejudicam a visão. Não é a intensidade da luz, é o tipo de radiação”, explicou Lauriston.
Então, quais as melhores opções para assistir ao eclipse solar anular? 🤨
Filtro de solda Nº 14: o nome pode não ser comum, mas o item é facilmente encontrável em sites online e lojas de material de construção. O filtro varia de preço, mas não deve passar de R$ 5.
Óculos específicos para a visualização do eclipse: o item pode ser encontrado em sites e aplicativos de venda online por cerca de R$ 10.
Por Samuel Pinusa, g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário