Idosos com dificuldade de locomoção tiveram que sair às pressas de um abrigo para idosos atingido pelas chamas nesta quarta-feira (4) em Barbalha, no interior do Ceará. De acordo com funcionários do Lar do Idoso Marica Macêdo, o incêndio iniciou em uma vegetação próxima à casa de acolhimento e se espalhou, atingindo o local.
Uma com locomoção limitada foi resgatada por três voluntários, carregada sobre uma cadeira. A idosa aparece assustada e com dificuldade de respirar.
Cerca de 30 pessoas estava na instituição no momento do incêndio. Um deles foi levado ao hospital após inalar fumaça.
A cabeleireira Francisca Mendes foi uma das pessoas que ajudou a resgatar as vítimas.
"De lá de casa deu para ver a fumaça subindo e corri logo para cá. Ajudei do início ao fim. Era socorrendo um, outros passando mal. A dona (da instituição) ficou nervosa", disse.
Com auxílio de cadeira de rodas e colaboração da comunidade, os idosos com dificuldade de movimentos foram retirados do local. "Todo mundo ajudou. Fizemos primeiro socorros", respondeu a moradora.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. "Começou um fogo tão alto que a fumaça cobriu a casa. A gente teve que tirar os idosos na pressa, porque como eles são mais sensíveis, podia algum deles passar mal", disse a profissional.
"Foi mais fumaça do que chamas. A gente não conseguia olhar para onde a gente estava andando. Quase que a gente não conseguia sair. Começou por volta de 13h, estava todo mundo descansando (após o almoço)", conta a mulher.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário