- Terça-feira (28):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva de intensidade fraca a forte em todas as macrorregiões do estado.
- Quarta-feira (29):
Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões, sendo as chuvas mais expressivas no centro-norte do estado.
- Quinta-feira (30):
Céu variando de nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea do estado. Para a região da Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns, há baixa possibilidade de chuva isolada.
Segundo a Funceme, as chuvas previstas devem ocorrer devido às áreas de instabilidade oriundas do leste do nordeste brasileiro e do oceano Atlântico, assim como o posicionamento e deslocamento do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN).
Brisa marítima, temperatura e relevo
O vórtice ciclônico é um sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.
Além disso, efeitos locais como brisa e combinação de temperatura, umidade e relevo também devem favorecer a condição de tempo instável sobre o estado. É válido ressaltar que as chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.
A condição de tempo instável deve favorecer temperaturas mais amenas quando comparado aos últimos dias. Para as tardes de hoje e de amanhã é esperado temperaturas máximas entre 28 a 32ºC. Já a velocidade máxima do vento está prevista para a faixa litorânea e regiões de serra, com valores entre 35 e 50 km/h.
Situação dos principais açudes
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 25,10% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 54,76%. Já o Banabuiú se encontra com 38%.
Por Gioras Xerez, g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário