terça-feira, 7 de novembro de 2023

Renegociação de dívida do Fies pode beneficiar mais de 67 mil cearenses inadimplentes

 


Os 67.969 cearenses inadimplentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão começar a renegociar o saldo já nesta terça-feira (7) nas agências do Banco do Brasil e da Caixa.

Outra atualização, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, é que não só estudantes com dívidas poderão aderir à medida. Quem está adimplente e quer condições melhores de pagamento deve ser beneficiado. No Ceará, há 156,2 mil contratos de financiamento do Fies.

"Quem está em dívida com o Fies poderá negociar sob condições facilitadas. Os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida e a 100% dos juros e multas por atraso'" disse o ministro em suas redes sociais.

O sistema para adesão ao refinanciamento estará disponível no período de 20 de novembro de 2023 a 31 de maio de 2024.


  • Ao todo, o governo estima que 1,24 milhão de universitários ou formados poderão renegociar as dívidas – incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único.

  • A dívida a ser renegociada é estimada em R$ 54 bilhões.

📊 Contexto: O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Diferentemente do Prouni, outro programa do governo, o Fies não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Camilo anunciou o início da renegociação após uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes da Caixa, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário