Um relatório foi apresentado, nesta segunda-feira (4), sobre os pontos apontados pela Prefeitura de Fortaleza com presença de possíveis ligações irregulares na rede de esgoto da capital. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vistoriou alguns pontos apresentados pelo Executivo municipal e retirou nove ligações e tubulações clandestinas. Contudo, o órgão negou a responsabilidade pelas irregularidades.
O problema veio à tona quando apareceram imagens com lixo na areia e uma enorme mancha escura no mar da Praia de Iracema, no último mês de novembro. Na última semana, os problemas de mudança de cor na água e forte odor foram testemunhados por quem foi até os trechos da Praia dos Crush (na altura do Espigão da rua João Cordeiro) e do Espigão do Náutico.
Anteriormente, o prefeito José Sarto declarou que as ligações clandestinas eram de responsabilidade da Cagece. Com isto, o órgão vistoriou os locais apontados pelo Executivo municipal entre os dias 6 e 17 de novembro, em parceria com a Ambiental Ceará.
Nesta segunda, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, apresentou um relatório técnico após a vistoria. O documento apontou que foram constatados 22 pontos mencionados no relatório, e que apenas um era de responsabilidade da companhia. “Tratando-se de um rompimento de tubulação de água, que já foi resolvida pelas equipes técnicas”, disse a Cagece.
A companhia acrescentou que não foi encontrado nenhum lançamento de esgoto na rede de drenagem da prefeitura advinda de ligação realizada pela companhia.
Por g1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário