terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Ceará deve ter chuva forte, granizo e rajadas de vento, prevê Funceme



Cidades da região da Ibiapiaba, no Ceará, tem condições favoráveis para receber tempestades, seguidas por raios, granizo e rajadas de ventos, conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgada nesta segunda-feira (18). O aviso vale para esta segunda e terça-feira.

Segundo o órgão, restante do estado tem "risco médio" de receber chuvas fortes e tempestades.

Na Região da Ibiapaba poderão ocorrer chuvas intensas, principalmente durante a tarde de segunda-feira e a madrugada de terça-feira. Não se descarta a possibilidade de ocorrências de acumulados de chuva, chuva de granizo, bem como descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento. A chance de ter chuvas intensas é acima de 70%.

A previsão do tempo de segunda até a quarta-feira (20) aponta chuva em todas as macrorregiões, com intensidade variando de moderada a forte, principalmente nesta segunda-feira. Na terça e quarta-feira é esperada chuva com intensidade de fraca a moderada em todas as macrorregiões ao longo do dia.

O motivo das chuvas está associado a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que no momento tem o seu centro posicionado sobre o estado da Bahia. Além do avanço de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil e aos efeitos locais como temperatura e relevo.


Temperatura e umidade

As macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Jaguaribana deverão apresentar temperaturas variando de 31 a 34°C durante o período da tarde de hoje e dos próximos dias.

Já as temperaturas mínimas, tendem a variar entre 23 e 25°C no interior do Ceará. Em Fortaleza, mínimas de 26°C e máximas de 30°C.

A umidade relativa do ar deve ficar com valores entre 31 e 40% no interior do estado, enquanto nas regiões do litoral, são esperados valores entre 50 e 60%.

Em relação à velocidade máxima do vento, valores entre 25 km/h e 30 km/h estão previstos para a faixa litorânea e regiões de serra.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário