O maior açude público da Região dos Inhamuns entra o ano de 2024 com quase 75% do seu volume total. Os dados foram atualizados ontem (04/01), pela Cogerh.
Com capacidade para 178,126 milhões de m³, o Açude Arneiroz II, acumula 132,67 milhões m³, equivalentes a 74,48% de sua capacidade máxima. Em 2023, o reservatório ficou a pouco mais de um metro da sangria.
Atualmente, o manancial é o responsável pelo abastecimento de água das cidades de Tauá e Arneiroz, por meio da Cagece. O açude também pereniza um trecho do Rio Jaguaribe atendendo populações ribeirinhas até a cidade de Saboeiro.
No segundo semestre de 2023, após deliberação do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe, a Cogerh recebeu autorização para liberar água até a Barragem Caldeirões, no município de Saboeiro, para abastecer a população.
Tauá tem abastecimento garantido
Com esse volume, a população da cidade de Tauá terá oferta de água sem risco de colapso nesse ano de 2024, no entanto, a Cagece precisa realizar um esforço concentrado para reduzir o desperdício provocado pelos vazamentos na tubulação e melhorar a distribuição de água nos bairros.
No primeiro semestre desse ano, deverá entrar em funcionamento a nova Estação de Tratamento de Água que terá o dobro da capacidade da ETA atual e os bairros poderão ter água com maior frequência, eliminando sistema de manobras realizado pela Companhia de Água e Esgoto.
Repórter Wilrismar Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário