segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

DOADOR DE SANGUE RECORDISTA NO CEARÁ AJUDOU A SALVAR CERCA DE 300 VIDAS

 


O empresário George Viana Mendes, de 51 anos, continua no posto de recordista de doações de sangue no cadastro do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Até agora, foram 85 doações registradas. Com este total, ele pode ter ajudado a salvar mais de 300 vidas, levando em conta que cada doação pode ajudar até quatro pessoas.

George costuma fazer quatro doações por ano — a quantidade máxima de doações que podem ser feitas pelos homens, com intervalos a cada dois meses. As mulheres podem doar sangue a cada três meses e não devem ultrapassar as três doações por ano.

Nascido na cidade paulista de Santo André, George é filho de cearenses e se mudou com o pai e a madrasta para morar em Fortaleza quando tinha 13 anos.

O número de vezes que ele já doou sangue é maior que o registrado pelo Hemoce. Isso porque ele doou pela primeira vez aos 18 anos, em 1990. E, desde então, tem mantido o hábito das quatro doações anuais.

O tipo sanguíneo de George é do grupo O com Rh negativo, uma combinação considerada estratégica e muito importante para os hemocentros. Isso porque o sangue do "doador universal" pode ser recebido por pessoas de todos os outros tipos sanguíneos. Além disso, pessoas com sangue O negativo são minoria na população brasileira. George também é cadastrado como doador de medula óssea, podendo ser acionado caso apareça algum paciente com compatibilidade para receber a doação.

"Eu não paro de doar, e Deus abençoa aquele que dá sem olhar a quem", reflete George.

 

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário