De 2021 a 2023, o número de reclamações contabilizadas pela
ouvidoria da Arce, em decorrência da falta de energia, passou de 1.415
registros para 2.580, o que representa um aumento de 82,3%. Em nota, a Enel
confirmou ao g1 que recebeu a multa há cerca de doze dias e que já foi
respondida dentro do prazo determinado (confira a resposta completa abaixo).
"A Arce fez uma fiscalização. O objetivo era apurar a
qualidade no fornecimento de energia elétrica pela distribuidora. O que se
constatou é que houve um aumento tanto no número de interrupções, as famosas
quedas de energia, como também na demora nas religações, no restabelecimento do
fornecimento de energia elétrica. Só em 2023 foram quase 90 mil consumidores no
Estado do Ceará que ficaram mais de 24 horas sem energia elétrica",
explicou João Gabriel Rocha, presidente da Arce.
Outro dado que também chamou a atenção da fiscalização é o
tempo médio de atendimento às emergências, de aproximadamente 10 horas. Também
ficou constatado, de acordo com o presidente, que algumas subestações e linhas
de distribuição estão sobrecarregadas e as manutenções preventivas - que haviam
sido previstas pela distribuidora - não foram realizadas na sua totalidade.
Já a distribuidora de energia afirmou, no entanto, que o
tempo médio de atendimento foi reduzido em cerca de 60% entre março e julho
deste ano. "A principal medida para essa melhoria foi a contratação de
novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento
ao cliente."
Tarifa de energia deve ter queda de 3% no Ceará
➡️ Entenda os pontos analisados
pela Arce:
As interrupções de energia com duração igual ou maior que
três minutos;
Interrupções com, no mínimo, uma unidade consumidora
afetada;
Interrupções de responsabilidade exclusiva da distribuidora.
Ainda de acordo com a Arce, somente de janeiro a julho deste
ano, a ouvidoria já contabilizou mais reclamações do que em todo o ano de 2023,
totalizando 2.658 registros.
Em relação às demandas crescentes de reclamações, o
presidente da Arce reafirmou o crescimento no número de queixas dos
consumidores, acrescentado que o descontentamento vai além das religações.
“Essas reclamações se dão em várias frentes, em vários
aspectos, e em relação a vários indicadores: atendimento, faturamento,
atendimento a emergências, geração distribuída e ligações com obras. São vários
pontos de atuação da distribuidora que têm gerado insatisfação por parte dos
usuários”, comentou.
Moradores mostram casas sem energia elétrica na noite de
réveillon no Ceará.
A multa já foi aplicada. A distribuidora Enel, no entanto,
já apresentou recurso contra a decisão, que será analisado primeiramente pela
Arce. Caso o conselho diretor mantenha a multa, a Enel ainda tem a
possibilidade de recorrer para Agência Nacional de Energia Elétrica.
"Caso a agência nacional mantenha a autuação, a empresa
é obrigada a recolher a multa, independentemente de adotar as providências para
melhorar o seu desempenho", explicou o presidente.
Confira a nota da Enel completa:
A Enel esclarece que, sobre o tempo médio de atendimento,
foi reduzido em cerca de 60%, entre março e julho deste ano. A principal medida
para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de
novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente.
É importante ressaltar que a empresa segue trabalhando na
melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico do
Estado. A empresa anunciou, esse ano, um plano de melhorias para o estado, com
investimentos de cerca de R$ 4,8 bilhões e a contratação de 1.800 novos
profissionais até 2026. O plano tem como foco a melhoria da qualidade do
fornecimento, a modernização do sistema elétrico e modernização das lojas de
atendimento.
Sobre a multa mencionada, a Enel informa que recebeu há
cerca de doze dias e já foi respondida dentro do prazo determinado pela ARCE.
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