Mais de 2.700 aparelhos celulares foram recuperados pela
polícia desde o início do funcionamento do “Meu Celular”. A ferramenta foi
desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, já foram
entregues 2.230 aos proprietários. Aproximadamente 500 celulares estão na
remessa que começaram a ser entregues a partir desta segunda-feira (12).
O Meu Celular tem o objetivo de auxiliar as Forças de
Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou
perdidos. A iniciativa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do
Ceará.
A Polícia Civil tem buscado identificar os proprietários de
aparelhos recuperados em operações, a partir das investigações realizadas pelo
setor de Inteligência que atuou, cruzando informações fornecidas pelas
operadoras telefônicas e os boletins de ocorrência. No interior, os celulares
recuperados estão sendo entregues nas delegacias.
Os aparelhos foram apreendidos pela Polícia Civil em
diversas ações, inclusive com suspeitos presos por outros crimes. A partir
dessas apreensões, uma triagem foi feita no Sistema de Informação Policial
(SIP) em procedimentos que tinham Termo de Restituição de Celular para os
proprietários.
O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, afirmou
que houve redução de 12% nos crimes do tipo. "Além da gente, combater a
rede de receptação, combatemos o roubo e o furto, desestimulando esse tipo de
crime. Depois do início do programa, em abril, nós tivemos redução por volta de
11% e 12%, no geral, desses crimes no estado. Em alguns recortes, tivemos
redução em grandes eventos de 50% de roubos e furtos de celulares", disse.
Caso receba a notificação para a devolução de um celular ou
tablet, o procedimento deve ser feito somente no endereço: Rua do Rosário, 199.
Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para:
meucelular@sspds.ce.gov.br.
Para fazer um novo cadastro, o usuário deve criar um perfil
em: meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca,
modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já
utilizado.
Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o
usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em
um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente,
por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um
boletim de ocorrência com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para
vermelho e assim permaneça até que, seja recuperado.
Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar, caso o
alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por
meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.
O celular será apreendido e a situação será conduzida à
Polícia Civil para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de
Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).
Por g1 CE
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