terça-feira, 13 de agosto de 2024

Meu Celular: mais de 2.700 celulares foram recuperados desde o início do programa; veja como se cadastrar


 

Mais de 2.700 aparelhos celulares foram recuperados pela polícia desde o início do funcionamento do “Meu Celular”. A ferramenta foi desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, já foram entregues 2.230 aos proprietários. Aproximadamente 500 celulares estão na remessa que começaram a ser entregues a partir desta segunda-feira (12).

O Meu Celular tem o objetivo de auxiliar as Forças de Segurança do Ceará na recuperação de celulares ou tablets roubados, furtados ou perdidos. A iniciativa engloba uma plataforma e operações da Polícia Civil do Ceará.

A Polícia Civil tem buscado identificar os proprietários de aparelhos recuperados em operações, a partir das investigações realizadas pelo setor de Inteligência que atuou, cruzando informações fornecidas pelas operadoras telefônicas e os boletins de ocorrência. No interior, os celulares recuperados estão sendo entregues nas delegacias.

Os aparelhos foram apreendidos pela Polícia Civil em diversas ações, inclusive com suspeitos presos por outros crimes. A partir dessas apreensões, uma triagem foi feita no Sistema de Informação Policial (SIP) em procedimentos que tinham Termo de Restituição de Celular para os proprietários.

O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, afirmou que houve redução de 12% nos crimes do tipo. "Além da gente, combater a rede de receptação, combatemos o roubo e o furto, desestimulando esse tipo de crime. Depois do início do programa, em abril, nós tivemos redução por volta de 11% e 12%, no geral, desses crimes no estado. Em alguns recortes, tivemos redução em grandes eventos de 50% de roubos e furtos de celulares", disse.

Caso receba a notificação para a devolução de um celular ou tablet, o procedimento deve ser feito somente no endereço: Rua do Rosário, 199.

Em caso de dúvida, o cidadão pode encaminhar um email para: meucelular@sspds.ce.gov.br.

Para fazer um novo cadastro, o usuário deve criar um perfil em: meucelular.sspds.ce.gov.br, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.

Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um boletim de ocorrência com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para vermelho e assim permaneça até que, seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar, caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.

O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

 

Por g1 CE

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