quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Suspeito de se passar por negociador de grãos para aplicar golpes no PI é preso no CE; prejuízo de R$ 100 mil


 

Um homem foi preso nesta quarta-feira (11) em Barroquinha (CE) suspeito de cometer golpes em que se passava por um atravessador na venda de cargas de grãos em Uruçuí. O homem é investigado também por outros golpes em Piripiri, Esperantina e Floriano.

A investigação da Polícia Civil do Piauí, da Delegacia de Uruçuí, começou por conta de um golpe que causou R$ 100 mil em prejuízos a empresas de Uruçuí e Piripiri.

Segundo o delegado Lucas Adalício, da Delegacia de Uruçuí, o homem se passou tanto por comprador de grãos, para um produtor de Uruçuí, e por vendedor dessa carga, para empresários de Piripiri.

Primeiro, o suspeito demonstrou o interesse em comprara uma carga de grãos. Ele levou a "compra" adiante e combinou, como o produtor de Uruçuí, a entrega de uma carga de grãos em Piripiri.

"Em Piripiri, ele se passou para empresários como dono da carga. Quando eles pagaram para ele, em espécie, notaram que tinham sido vítima de um golpe", explicou o delegado.

Depois de receber o dinheiro, o homem sumiu. A carga de grãos foi transportada para Piripiri, gerando um prejuízo para o produtor, e ficou sendo guardada pelos empresários que foram vítima do golpe.

A prisão aconteceu em Barroquinha (CE). Os policiais fizeram buscas em São Francisco do Maranhão e Peritoró (MA) em endereços ligados ao e a pessoas que teriam emprestado contas bancárias para receber o dinheiro proveniente dos golpes, e encontraram documentos e celulares que devem ser usados no decorrer da investigação.

 

Por Andrê Nascimento, g1 PI

 

Filho é condenado a 18 anos de prisão por matar o pai idoso a facadas no Ceará


 

Um homem acusado de matar o próprio pai a facadas na localidade de Lajedo Grande, em Nova Russas, no interior do Ceará, foi condenado nesta terça-feira (10) a 18 anos, um mês e 21 dias de reclusão em regime fechado pelo crime.

Conforme a denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), no dia 28 de agosto de 2023, por volta de 19h30, o filho, que já tinha histórico de desentendimentos com o pai por conta de bebida alcoólica, ameaçou matar o genitor com uma faca durante uma discussão.

Ao ouvir as ameaças, o irmão do réu escondeu a arma sobre o telhado e foi ao banheiro. Minutos depois, ouviu os gritos, correu com a esposa ao socorro do pai e conseguiu desarmar o irmão.

Francisco Vieira do Nascimento, de 77 anos, foi atingido por dez facadas no pescoço, tórax, braços, mão e cabeça. Ele foi socorrido pelo outro filho para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O acusado do crime, Roberto Vieira da Silva, de 47 anos, foi preso em flagrante.

Roberto foi condenado por homicídio doloso duplamente qualificado, por motivo fútil e meio cruel. A acusação, feita pelo promotor de Justiça João Batista Fontenele Neto, titular da Promotoria de Justiça de Nova Russas, foi aceita pelo Tribunal do Júri.

 

Por g1 CE

Jovem morta durante desocupação não morava em terreno e foi baleada quando se aproximou do local


 

Ana Mayane dos Reis Severino, de 28 anos, morta com um tiro no peito durante a desocupação do terreno de uma fábrica têxtil desativada, não ocupava o terreno, segundo amigos e familiares. Os barracos estavam localizados na Rua Dom Hélio Campos, no Bairro Carlito Pamplona. A ocupação tinha 15 dias e abrigava 500 famílias.

Ana Mayane morava junto do esposo e uma filha em uma casa alugada nos arredores da ocupação. Segundo testemunhas, ela acordou com o barulho dos tiros e da retroescavadeira e foi ver com outras pessoas o que ocorria no bairro. Ela acabou sendo atingida por um disparo de arma de fogo no peito e não resistiu aos ferimentos.

O sogro da vítima, Joel Lima, informou ao g1 que Ana Mayane chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento do Cristo Redentor, mas não resistiu ao ferimento. Ela deixa o marido e a filha de 4 anos.

“Ela era inocente, era mãe de família. Ela levou um tiro no peito, morreu e deixou uma filha. Eles tiraram a vida de uma inocente. Nós queremos justiça", disse a parente da vítima.

Em represália à morte da mulher, moradores realizaram protestos na região, resultando em ao menos dois ônibus apedrejados e bloqueios com barricadas em chama nas Avenidas Leste-Oeste e Francisco Sá.

Moradores relataram que uma criança também teria sido atingida durante a ação. A Secretaria da Segurança Pública do Ceará, contudo, não confirma a informação.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) afirmou que a morte de Mayane está sendo investigada pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que esteve no local.

O governador Elmano de Freitas (PT) se pronunciou nas redes sociais na tarde desta terça, e destacou que o episódio de violência na desocupação ocorreu em um terreno de propriedade privada.

"Três suspeitos de envolvimento no caso já foram identificados, sendo que dois deles conduzidos à delegacia para prestar depoimento. Determinei ao nosso secretário da Segurança Pública rigorosa apuração deste lamentável episódio", afirmou Elmano.

Segundo a Polícia Militar, cerca de cinco homens envolvidos na expulsão dos moradores foram detidos em um carro particular e encaminhados ao 34º Distrito Policial.

Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que três homens encapuzados e com roupas pretas são detidos pelos militares.

Conforme um morador, que terá a identidade preservada, por volta de 2h homens encapuzados chegaram ao local se apresentando como policiais e obrigaram as pessoas a saírem da ocupação. Como os ocupantes reagiram, eles passaram a atirar.

"As pessoas resistiram, e eles começaram a atirar, atingindo uma mulher que estava dormindo em um dos barracos com a filha pequena. Acordei com os tiros. Depois que tudo aconteceu, a polícia só foi chegar em torno de 5 horas, quando a população começou a protestar na avenida", disse o morador.

Em nota enviada ao g1, a empresa têxtil Fiotex, proprietária do terreno onde estava o acampamento desocupado, afirmou que o terreno é alvo de demarcação irregular e que chegou a registrar um boletim de ocorrência no 34º Distrito Policial.

A empresa afirmou que adotou "medidas para cessar a demarcação ilegal" e que, no momento que sua equipe chegou, não havia moradores no terreno.

"A ação foi testemunhada por policiais militares e ocorreu de forma pacífica por quase duas horas. A equipe foi surpreendida por agressores vindos de fora do terreno, arremessando pedras, ateando fogo e realizando disparos contra todos que se encontravam no local e seus arredores", diz a Fiotex. "A Fiotex não compactua com atos de violência. A empresa está à disposição dos órgãos de segurança para colaborar com as investigações e se solidariza com a família da vendedora Mayane Lima e com todas as outras vítimas"

Conforme a Fiotex, um trator utilizado na ação foi destruído e incendiado, e dois colaboradores ficaram feridos.

A Polícia Militar disse que, sob a perspectiva das ações preventivas de segurança pública, oficiou a empresa proprietária do terreno que o mesmo estaria sendo alvo de demarcações irregulares, bem como orientou como a empresa proceder em caso de solicitação de medidas judiciais, portanto, legais.

Já com relação à presença de viaturas e/ou policiais militares no local, anteriormente ao acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), na manhã desta terça-feira, irá averiguar os fatos por meio do procedimento pertinente.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, dois ônibus coletivos foram atacados e tiveram os vidros quebrados com pedradas e pedaços de madeira.

Segundo informações de testemunhas, o ônibus da linha 092 Antônio Bezerra/Praia de Iracema/Papicu trafegava pela Avenida Leste-Oeste quando foi abordado por dezenas de homens. Os criminosos jogaram pedras e alguns passageiros sofreram ferimentos leves. O motorista desviou o caminho por alguns metros e estacionou o veículo na Avenida Filomeno Gomes.

"Eram dezenas de pessoas. Aí começou a gritaria e minha atitude foi sair da frente. Esses homens correram em direção ao coletivo. Estavam armados com pedra e pedaços de pau. Foi bem assustador", afirmou o motorista do ônibus.

Já o outro ataque, ocorreu na Avenida Francisco Sá, em um coletivo da linha 114 Conjunto Nova Assunção/Francisco Sá.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou que, em ambos os casos, a polícia foi acionada de imediato e os coletivos tiveram suas rotas temporariamente desviadas, mas já operam normalmente.

"As autoridades competentes já estão investigando os casos, e o Sindiônibus permanece à disposição para colaborar com informações necessárias", disse o Sindionibus.

Durante os protestos, foram instaladas barricadas em chamas nas avenidas da região. Uma estação de bicicletas compartilhadas foi destruída.

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou os focos de incêndio que estavam espalhados em vários pontos do Grande Pirambu.

Por g1 CE

 

Caminhão tomba e espalha toneladas de piche à margem de rodovia no Ceará


 

Um caminhão-tanque carregado com piche tombou e derramou parte de sua carga em uma rua do município de Madalena, Sertão Central do Ceará. Segundo a polícia, o acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, às margens da BR-020, no bairro São José.

Com a queda, o material transportado acabou sendo derramado. A polícia apurou com testemunhas que o condutor do veículo perdeu o controle ao desviar de uma moto.

A Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) afirmou que o motorista ficou preso às ferragens. Em seguida, ele foi levado ao hospital de Madalena por pessoas que estavam nas proximidades. Além da PRF, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão no local para controlar o tráfego de veículos.

 

Além do motorista, ninguém ficou ferido.

 

Por g1 CE

Policiais e manifestantes entram em confronto após morte de mulher em desocupação de terreno em Fortaleza


 

Policiais militares entraram em confronto com um grupo de moradores e dispersaram a manifestação que estava fechando uma avenida na manhã desta terça-feira (10) no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza.

Os protestos começaram como retaliação à morte de uma mulher baleada durante uma desocupação no acampamento Dom Hélio Campos, e um grupo chegou a atacar ônibus e instalar barricadas no bairro. Em meio a confusão, parte do comércio local fechou as portas.

A desocupação de pessoas que viviam em uma fábrica abandonada foi realizada pela empresa dona do terreno. Segundo moradores, durante a ação um grupo de homens encapuzados disparou tiros após os ocupantes resistirem. Eles foram presos após a chegada da Polícia Militar. (Leia abaixo sobre a ocupação)

Durante o ataque do grupo, uma mulher identificada como Ana Mayane dos Reis Severino, de 28 anos, foi atingida por um disparo de arma de fogo. O sogro da vítima, Joel Lima, informou ao g1 que Ana Mayane era moradora de uma comunidade ao lado do terreno, mas levantou um barraco na ocupação. Quando o tumulto começou nesta madrugada, ela foi até o local com o marido e acabou sendo baleada.

Mayane chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento do Cristo Redentor, mas não resistiu ao ferimento. Ela deixa o marido e a filha de 4 anos. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará afirmou que a morte de Mayane está sendo investigada pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que esteve no local.

Em represália à morte da mulher, moradores realizaram protestos na região, resultando em ao menos três ônibus atacados e bloqueios com barricadas em chamas nas avenidas Leste-Oeste e Francisco Sá. Outros indivíduos colocaram fogo em entulhos e vegetação, mas as chamas foram controlados pelos Bombeiros.

Ao longo da manhã, um grupo de moradores continuou o protesto, fechando a avenida Francisco Sá e montando barricadas, até que a polícia dispersou o movimento (veja no vídeo acima).

O governador Elmano de Freitas (PT) se pronunciou nas redes sociais na tarde desta terça, e destacou que o episódio de violência na desocupação ocorreu em um terreno de propriedade privada.

"Três suspeitos de envolvimento no caso já foram identificados, sendo que dois deles conduzidos à delegacia para prestar depoimento. Determinei ao nosso secretário da Segurança Pública rigorosa apuração deste lamentável episódio", afirmou Elmano.

O que diz a proprietária do terreno

Em nota enviada ao g1, a empresa têxtil Fiotex, proprietária do terreno onde estava o acampamento desocupado, afirmou que o terreno é alvo de demarcação irregular e que chegou a registrar um boletim de ocorrência no 34º Distrito Policial.

A empresa afirmou que adotou "medidas para cessar a demarcação ilegal" e que, no momento que sua equipe chegou, não havia moradores no terreno.

"A ação foi testemunhada por policiais militares e ocorreu de forma pacífica por quase duas horas. A equipe foi surpreendida por agressores vindos de fora do terreno, arremessando pedras, ateando fogo e realizando disparos contra todos que se encontravam no local e seus arredores", diz a Fiotex. "A Fiotex não compactua com atos de violência. A empresa está à disposição dos órgãos de segurança para colaborar com as investigações e se solidariza com a família da vendedora Mayane Lima e com todas as outras vítimas"

Conforme a Fiotex, um trator utilizado na ação foi destruído e incendiado, e dois colaboradores ficaram feridos.

A Polícia Militar disse que, sob a perspectiva das ações preventivas de segurança pública, oficiou a empresa proprietária do terreno que o mesmo estaria sendo alvo de demarcações irregulares, bem como orientou como a empresa proceder em caso de solicitação de medidas judiciais, portanto, legais.

Já com relação à presença de viaturas e/ou policiais militares no local, anteriormente ao acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), na manhã desta terça-feira, irá averiguar os fatos por meio do procedimento pertinente.

Ataque a ônibus

O motorista de um coletivo atacado afirmou que dezenas de pessoas, armadas com paus e pedras, atacaram o veículo.

Segundo informações de testemunhas, o ônibus trafegava pela Avenida Leste-Oeste quando foi abordado por dezenas de homens.

As pessoas jogaram pedras, e alguns passageiros sofreram ferimentos leves. O motorista desviou o caminho por alguns metros e estacionou o veículo na Avenida Filomeno Gomes.

"Eram dezenas de pessoas. Aí começou a gritaria e minha atitude foi sair da frente. Esses homens correram em direção ao coletivo. Estavam armados com pedra e pedaços de pau. Foi bem assustador", afirmou o motorista do ônibus.

Ônibus é atacado por criminosos em Fortaleza

Passageiros que estavam no veículo relataram à TV Verdes Mares ter sofrido ferimentos leves com os estilhaços dos vidros destruídos; outros disseram que ficaram bastante assustados com o ataque.

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o grupo tentou incendiar um dos três ônibus atacados. Devido aos ataques, algumas linhas de ônibus deixaram de circular e outras tiveram a rota alterada.

No início da tarde de terça-feira, os ônibus suspensos e os que sofreram mudança nos itinerários voltaram a circular normalmente.

Ocupação de terreno

Um grupo de algumas famílias ocupava o terreno de uma fábrica abandonada próxima à Avenida Leste-Oeste. Segundo os ocupantes do local, na madrugada desta terça, um grupo de homens encapuzados chegou ao local e disparou vários tiros para intimidar e retirar as pessoas do local, que resistiram.

Após a chegada da polícia, três membros do grupo foram presos (veja na foto abaixo).

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará afirmou que os três detidos foram levados para o 34º DP, onde foram ouvidos pela Polícia Civil. A pasta informou que as investigações sobre o caso serão transferidas para o 1º DP, "unidade que dará prosseguimento às investigações para identificar o envolvimento dessas pessoas nos crimes".


Por g1 CE


segunda-feira, 9 de setembro de 2024

SIMÃO PEDRO E TEREZA (55) REALIZAM 1º COMÍCIO COM CAMINHADA E REÚNEM MULTIDÃO NO DISTRITO DE SANTARÉM, EM ORÓS

O distrito de Santarém, em Orós, foi palco do primeiro grande comício da campanha de Simão Pedro e Tereza Cristina, candidatos a prefeito e vice-prefeita pela coligação "experiência com inovação". A dupla iniciou a noite com uma caminhada pela principal rua da comunidade, reunindo uma multidão de apoiadores que lotaram o local em uma demonstração de força e união. A cor amarela, símbolo da campanha, tomou conta de todos os lados, colorindo a cidade e reforçando o apoio popular à chapa.

Durante o evento, Simão Pedro discursou sobre as conquistas de suas gestões anteriores e reafirmou o compromisso de continuar a trabalhar pelo desenvolvimento de Orós. Ele destacou a importância da união entre experiência e inovação, prometendo trazer mais progresso ao município. Tereza Cristina, por sua vez, reforçou a necessidade de investir em políticas públicas que beneficiem as famílias e promovam a inclusão social.

A multidão, entusiasmada, acompanhou de perto cada palavra dos candidatos, demonstrando apoio com aplausos e gritos de incentivo. A caminhada, que teve início na entrada do distrito, foi marcada por um clima de entusiasmo e esperança, com moradores acenando de suas casas e se juntando ao grupo durante o trajeto.

O comício de Santarém é considerado um marco histórico na campanha de Simão Pedro e Tereza Cristina, mostrando a força da coligação na região e dando o tom para os próximos eventos. A expectativa agora é de que a dupla continue mobilizando a população de Orós, reforçando sua mensagem de continuidade e progresso, com vistas à eleição que se aproxima.

Alunos de escola cearense desenvolvem óculos que ajudam pessoas com deficiência visual a ler textos impressos


Com a aplicação da ciência e da tecnologia, objetos simples como um par de óculos, um microfone e uma câmera podem levar a um grande avanço no acesso às informações para pessoas com deficiência visual. A ideia de facilitar a leitura de textos impressos com a visão computacional tem sido desenvolvida por alunos de uma escola pública na cidade de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.

O projeto E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva conta com oito alunos que cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa.

A iniciativa é semifinalista na premiação Solve For Tomorrow Brazil, que seleciona ideias inovadoras desenvolvidas nas escolas públicas (ver abaixo).

Com o protótipo do E-Vision, os alunos buscam apresentar uma solução prática para diminuir barreiras encontradas por pessoas com deficiências nos ambientes educacionais.

 

Como funciona o E-Vision:

O protótipo do E-Vision consiste em um par de óculos com câmera e microfone acoplados.

A partir de um comando de voz do usuário, ele aciona uma assistente virtual.

A câmera faz a captura do texto à frente do usuário, com conteúdo que será descrito pela assistente virtual para que o usuário possa escutar.

Para desenvolver o protótipo, os alunos contaram com a orientação do professor Rodrigo Castro, que coordena a Base Técnica de Tecnologia da Informação na escola. Os estudantes envolvidos no projeto integram o Curso Técnico em Redes de Computadores.

A unidade oferece educação em tempo integral e alia o ensino médio à formação profissional de nível técnico, qualificando os jovens para ingressar no mercado de trabalho e para concorrer a vagas nas universidades.

No projeto, os alunos são estimulados a conhecer e dominar tecnologias existentes, como a visão computacional e a inteligência artificial.

Os estudantes que representam o projeto são: Ana Caroline de Sousa Bandeira, Francisca Diana Bessa Ferrer, Jadson Araújo da Silva, Kayane Oliveira Almeida, Maria Alice Magalhães Lima, Maria Clara Barbosa de Sousa, Sophia Lara da Silva Martins e Victor Gabriel Ferreira Lima.

Conforme o professor Rodrigo Castro, o primeiro objetivo era desenvolver o E-Vision para a leitura de textos impressos nos materiais didáticos no ambiente da escola. Em seguida, veio a ideia de auxiliar também com a descrição de imagens que estão perto do usuário.

Com a nova função, a assistente virtual Ivi descreve as características da imagem capturada pela câmera. Para isso, o usuário precisa solicitar a leitura por comando de voz. Cores, formas e informações sobre os objetos são elementos presentes na descrição.

“Em seis meses, o nosso protótipo evoluiu da captura de texto para criar outras possibilidades para que o deficiente possa ter mais liberdade de conhecer, de entender, de vivenciar. Além da leitura do texto e da captura de ambientes, ele faz leitura de objetos”, explica Rodrigo Castro.

 

Do problema à inovação

O desenvolvimento do E-Vision começou no primeiro semestre de 2024. No início do ano letivo, a escola realiza um Celeiro Científico, reunindo grupos de alunos para discutir ideias inovadoras a partir de problemas reais. O desafio é encontrar soluções que envolvem tecnologia, engenharia e matemática.

Como contextualiza Rodrigo, os estudantes são chamados a pensar nas dificuldades enfrentadas no ambiente escolar ou nas realidades dos próprios membros do grupo. Inicialmente com 19 alunos, o protótipo do E-Vision começou a ser desenhado pensando na experiência de um ex-aluno da unidade.

“Dentro da problemática da escola, nós tínhamos um aluno deficiente visual que fazia o curso na base regular e na base técnica. Ele tinha pouca assistência no quesito de material pedagógico, devido à questão de [o material adaptado] não chegar a tempo de ele se debruçar sobre o conteúdo e acompanhar o ritmo dos outros alunos”, relembra o professor.

Diante do problema identificado, o grupo pensou nos óculos que facilitariam a leitura dos materiais didáticos usados pelos alunos que não têm deficiências. O objetivo é evitar que estudantes com deficiência visual fiquem dependentes de outros colegas ou do tempo de adaptação dos materiais para leitura em braile.

Este não é o primeiro projeto desenvolvido pelos alunos da escola Professor Francisco Aristóteles de Sousa. Dentre as experiências recentes, estão também um robô com inteligência artificial para trazer orientações sobre inclusão, equidade de gênero e proteção para as mulheres.

“Todo início de primeiro semestre, existe um grupo de professores que se articula para fomentar essa iniciação científica [...]. E o que é bacana nisso tudo é que essas propostas que eles trazem, muitas vezes, eles não visualizam no modelo científico. E a gente passa o semestre desenvolvendo esses projetos, estimulando e encantando eles para esse quesito”, comenta Rodrigo.

O caminho de cada projeto envolve fases teóricas. Para o E-Vision, por exemplo, este processo incluiu a discussão sobre o número predominante de mulheres entre as pessoas cegas no mundo. Outra reflexão foi sobre as dificuldades de acesso à educação, tomando como exemplo a própria escola em Itaitinga, que teve apenas um aluno com deficiência visual nos últimos 14 anos.

 

Testando e aprimorando

Os oito alunos que seguiram trabalhando no protótipo do E-Vision fizeram também etapas de avaliação dos óculos com visão computacional. Depois de testes entre os próprios alunos, o professor orientador convidou duas pessoas com deficiência visual para a fase de experimentos.

Os usuários responderam algumas perguntas em um formulário de acompanhamento. Nessa etapa, foi possível ter conversas mais detalhadas sobre as barreiras enfrentadas por eles nos estudos.

“Eles enfatizaram que a falta do material adaptado traz um prejuízo para eles. Eles conseguiram concluir apenas o Ensino Médio e não deram continuidade à formação porque um dos maiores questionamentos é não ter materiais e o aparato necessário para fazer um curso na universidade, pois eles têm direito de estar lá, mas não querem fazer por fazer, eles querem aprender”, relata Rodrigo.

Diante destes diálogos, a equipe envolvida teve uma maior dimensão da importância do projeto para a sociedade.

O desenvolvimento do E-Vision levou também à incorporação da inteligência artificial para auxiliar os usuários com a assistente virtual. A ideia é ir além do ambiente educacional, podendo tirar dúvidas e dar respostas detalhadas sobre o ambiente onde o equipamento for usado.

Passar por estes processos também permite aos alunos desenvolver habilidades de raciocínio lógico e programação, além da desenvoltura para apresentação do projeto e escrita dos cadernos de campo.

 

Próximos passos

Atualmente, os alunos são semifinalistas no prêmio Solve For Tomorrow Brasil, iniciativa da empresa Samsung para estimular estudantes de Ensino Médio das escolas públicas para a criação de soluções inovadoras.

A iniciativa está há dez anos no Brasil, reconhecendo e estimulando projetos que geram impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente.

Dentre as 20 ideias semifinalistas, duas são cearenses. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis, da cidade de Cascavel, também concorre com o projeto de uma membrana polimérica biodegradável multifuncional para o tratamento de água.

Conforme Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, os projetos devem ser analisados pela proposição de ideias inovadoras e alinhamento com a abordagem que envolve ciência, tecnologia, engenharia e matemática (conhecida como STEM, no inglês).

Outros aspectos também são levados em conta, como a relevância científica e tecnológica, viabilidade, habilidades mobilizadas e investigação científica.

“É sempre uma satisfação muito grande vermos a dedicação e a criatividade que os estudantes e professores colocam nos projetos desenvolvidos para o Solve For Tomorrow Brasil. Nosso foco é em promover a discussão e o desenvolvimento de ações focadas em soluções para problemas reais”, comenta Anna Karina Pinto.

Entre os meses de agosto e outubro, todos os projetos semifinalistas participam de uma mentoria com especialistas. Nesta fase, os mentores da iniciativa orientam as equipes para refinar as propostas, com atividades virtuais e fóruns de discussão.

Cada professor orientador das equipes semifinalistas recebem um tablet como premiação. Nas etapas seguintes, os prêmios voltados para professores e estudantes incluem notebook, tablet, smartphone e smartwatch, dependendo da colocação final de cada equipe. O resultado final deve ser divulgado no mês de dezembro.

A equipe do projeto E-Vison também se prepara para outras competições. No próximo mês, os alunos participam de seleção para representar as escolas da região. O objetivo final é estar dentre os projetos selecionados no Ceará Faz Ciência.

O concurso é realizado por iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), também oferecendo premiações e oportunidades para apresentação dos projetos em eventos estaduais.

Para o professor Rodrigo Castro, a expectativa é encontrar pessoas que acreditem no desenvolvimento do E-Vision como uma ferramenta que possa chegar às pessoas com deficiência visual.

O orientador acrescenta que o objetivo não é conseguir comercializar o produto, mas conseguir parcerias que possibilitem o desenvolvimento dos óculos para promover uma educação mais inclusiva.

 

Por g1 CE

 

raposa que caiu em poço sobe sozinha escada de bombeiros durante resgate no Ceará

 

Uma cena inusitada chamou atenção durante um resgate de uma raposa em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará. O animal caiu em um poço de água de uma casa do município. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o resgate e usou uma escada na ação. No entanto, a raposa conseguiu subir sozinha a escada e sair do poço.

Um vídeo feito por um dos bombeiros que participou do resgate mostrou a raposa subindo a escada (veja acima). O vídeo foi feito na última sexta-feira (6). O animal foi encontrado por uma moradora na localidade de Córrego da Areia.

De acordo com informações preliminares, a raposa caiu no poço durante a madrugada. A proprietária só viu o animal pela manhã quando foi ligar o motor para bombear água. Os bombeiros informaram que o poço, com cerca de quatro metros de profundidade, estava aberto, o que facilitou a queda do animal.

Os bombeiros militares disseram ainda que o animal estava sem ferimentos aparentes. O Corpo de Bombeiros também alertou para as medidas preventivas para evitar acidentes como este. Ou seja, tampar poços e cisternas abandonados, além de cercar áreas de risco, são ações que podem proteger animais silvestres e seres humanos.

 

Por g1 CE

 

Dois homens são mortos e jogados em canal em Fortaleza


 Dois homens foram mortos a tiros e facadas e seus corpos foram jogados em um canal na Avenida Coronel Matos Dourado, no Bairro Padre Andrade, em Fortaleza, neste domingo (8).

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que a Polícia Militar foi acionada após populares visualizarem os corpos boiando no canal. A Perícia Forense também compareceu no local da ocorrência e fez os primeiros levantamentos sobre o duplo homicídio.

As investigações sobre o caso ficaram a cargo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

 

Por g1 CE

Passageiro reage a assalto em ônibus e fica com faca cravada na cabeça, em Fortaleza


 Um passageiro de um ônibus em Fortaleza reagiu a um assalto e foi ferido pelo criminoso. O passageiro ficou com uma faca, que o criminoso usava no assalto, cravada na região da testa. O caso aconteceu na última sexta-feira (6), no bairro Moura Brasil.

O homem estava voltando do trabalho, na linha 051 - Grande Circular I, quando um criminoso anunciou o assalto. Ele reagiu e entrou em luta corporal com o assaltante, que acabou o lesionando.

Durante a briga, o assaltante foi imobilizado por outros passageiros e sofreu uma tentativa de linchamento. Ele recebeu atendimento médico e ficou sob custódia da Polícia Militar. O caso foi apresentado no 34º Distrito Policial.

Uma familiar da vítima informou que ele passou por uma cirurgia para remover a faca no Hospital Instituto Dr. José Frota, no centro da capital. O homem recebeu alta e continua o tratamento da lesão em casa, conforme a familiar.

 

Por g1 CE

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Adolescente grávida é morta a tiro pelo namorado durante 'roleta-russa' no Ceará


 

Uma adolescente de 16 anos, grávida de cinco meses, foi morta com um tiro no peito pelo namorado em uma casa no Bairro Pedrinhas, na cidade de Ibiapina, no interior do Ceará, na tarde desta quinta-feira (5). O suspeito foi preso e alegou que o casal estava "brincando de roleta-russa".

A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal Maria Wanderlene Negreiros de Queiroz, mas ela e o bebê não resistiram.

O suspeito do crime, Airlon Gabriel Barroso de Oliveira, de 18 anos, foi preso pela Polícia Militar. No momento da captura, os agentes apreenderam um revólver e uma quantidade de maconha na casa dele. O casal se relacionava há cerca de um mês.

Após a prisão, o suspeito foi levado à Delegacia Regional de Tianguá, onde foi autuado por homicídio. Ele relatou aos agentes que o tiro foi acidental, durante a "brincadeira de roleta-russa", porém, testemunhas informaram aos policiais que ouviram uma discussão entre o casal antes do disparo.

Quando a adolescente, Airlon Grabriel teve um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) registrado contra ele por crime análogo a tráfico de drogas. Ele também é suspeito de envolvimento em um homicídio na cidade de Graça.

 

Por g1 CE

Vereador é suspeito de violência psicológica e de induzir suicídio da ex-mulher no interior do Ceará


 

Um vereador de Tianguá, no interior do Ceará, é investigado por supostamente induzir o suicídio e violentar psicologicamente a ex-mulher dele, empresária Lisdaina Aguiar. Ela foi encontrada morta no dia 21 de agosto. Nesta quarta-feira (4), um pedido de cassação contra o ex-marido dela, o vereador Juliano Magalhães Coelho, foi aceito na Câmara Municipal de Tianguá.

A Polícia Civil informou que investiga a morte da mulher, que tinha 37 anos. Lisdayanne, como era conhecida a vítima, foi achada morta na própria loja. O g1 entrou em contato com o vereador Juliano Magalhães Coelho, conhecido como Juliano Importados, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

“O caso foi noticiado inicialmente como suicídio. A Polícia Civil investiga se o caso teve induzimento, auxílio e/ou instigação ao suicídio e se a mulher sofria violência psicológica por parte do ex-companheiro”, disse a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) em nota.

Juliano é vereador de Tianguá pelo Partido Progressista (PP), e concorre à reeleição. Na última quarta-feira (4), os parlamentares da Câmara Municipal aceitaram as denúncias feitas contra ele — assinadas por familiares de Lisdayanne. Dos 15 vereadores, 11 votaram pela aceitação da denúncia.

Após a morte, moradores de Tianguá realizaram uma manifestação cobrando justiça pelo caso (veja no vídeo abaixo). O principal argumento é que o vereador teria induzido a morte da ex-mulher.

Manifestação após morte da empresária Lisdayanne Aguiar, em Tianguá, percorreu a cidade.

Na denúncia feita à Câmara de Tianguá, os familiares de Lisdaina argumentam que a conduta do vereador, ao supostamente envolver-se em ações que teriam levado uma cidadã ao suicídio, é incompatível com a dignidade do cargo de vereador e caracteriza evidente quebra de decoro parlamentar.

“O artigo 122 do Código Penal Brasileiro tipifica como crime as ações de induzir, instigar ou prestar auxílio para que alguém cometa suicídio. A pena para esse crime é de reclusão de dois a seis anos, se o suicídio se consuma ou resulta em lesão corporal de natureza grave”, disse o documento.

O texto do documento argumentou ainda que o dolo eventual pode acontecer devido à possibilidade de assumir o risco iminente, mesmo sem a intenção de causá-lo; e fala ainda que o vereador tinha ciência do estado emocional e psicológico abalado da vítima.

O casal manteve um relacionamento durante 20 anos, e ambos tiveram uma filha, que atualmente tem 16 anos. A família de Lisdayanne alegou que a empresária passou por diversos episódios de violência psicológica, como traições e humilhações por parte do vereador.

Marcelo Aguiar, irmão de Lisdayanne, informou que chegou a acompanhá-la em uma consulta com um psiquiatra em Sobral, principal município da região norte do Ceará.

"Ele [vereador] sabia do ponto fraco dela [...] Ela foi muito humilhada antes de ela cometer isso. E ela foi muito pressionada", disse Marcelo, que também é empresário.

 

Por g1 CE

Homem é preso com mais de 50 kg de maconha em Fortaleza


 A polícia prendeu um homem em posse de 55 quilos de maconha, 20 quilos de mineíta, substância que misturada a cocaína aumenta a quantidade da droga, entre outros materiais usados no tráfico no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, na tarde desta quarta-feira (4).

De acordo com a Polícia Militar, a equipe do Comando Tático Motorizado (Cotam) conseguiu localizar o suspeito após receber informações da Coordenadoria de Inteligência (Coin) sobre um homem que estaria realizando o transporte entorpecentes em um carro.

Ao abordar o veículo, na Rua Florêncio de Alencar, os agentes constataram a veracidade das informações. Na ocasião, os policiais apreenderam a droga, além de duas armas de airsoft, três malas, um smartphone, uma balança, sacolas e o carro.

Thiago de Souza Lima, de 30 anos, foi preso e levado ao 33º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

O suspeito passou por uma audiência de custódia nesta quinta-feira (5). Na ocasião, a defesa dele, feita pelo advogado Taian Lima, solicitou a revogação da prisão por medidas cautelares, como o uso de monitoramento eletrônico.

"A mera gravidade fato e a elevada quantidade de entorpecentes, não é motivo, por si só, que justifique o decreto prisional. Não há que se falar em garantia da ordem pública, pois o acusado é primário e ostenta bons antecedentes. O uso de monitoramento eletrônico se amoldaria perfeitamente ao caso em tela", disse o advogado Taian Lima.

Porém, a juíza de Direito decretou a prisão preventiva de Thiago para "preservar a ordem pública".

"Concluo, assim, que restou demonstrado o perigo gerado pelo estado de liberdade do flagranteado, pois o contexto da prática criminosa a ele imputada (mantinha, sob sua posse e guarda, quantidade expressiva de droga ilícita para fins de comercialização) é circunstância apta, repita-se, a justificar a segregação cautelar para garantia da ordem pública", diz um trecho da decisão.

 

Por g1 CE

 

Suspeita de lavar dinheiro do tráfico de drogas com rifas ilegais é presa em casa de luxo no Ceará


 

Uma mulher suspeita de lavar dinheiro do tráfico de drogas com rifas ilegais na internet foi presa em uma casa de luxo na cidade do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (5).

A captura da suspeita foi resultado da operação "Falsas Promessas", deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, que levou a prisão também o influenciador baiano Ramhon Dias e o rifeiro José Roberto, o Nanam Premiações, na cidade de Salvador.

As investigações da polícia baiana apontaram que um grupo criminoso estaria realizando movimentações financeiras ilícitas e tinham atuações nos estados da Bahia, Goiás, Ceará e Espírito Santo. Os suspeitos teriam movimentado cerca de R$ 500 milhões por meio de rifas ilegais.

Ao todo, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão nos quatro estados.

Contra a presa no Ceará constava um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Após a captura, ela foi conduzida para uma unidade policial, onde a ordem judicial foi cumprida. Agora, a investigada está à disposição da Justiça.

 

Por g1 CE

Polícia prende suspeitos de ameaçar e intimidar eleitores, extorquir candidatos e interferir em campanhas eleitorais, no Ceará


 

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira (5), no Ceará, integrantes de grupos criminosos suspeitos de ameaçar e intimidar eleitores, extorquir candidatos e interferir em campanhas eleitorais na Grande Fortaleza.

As prisões fazem parte de uma operação interestadual e aconteceu também nos estados da Bahia, Pará, Tocantins e Rondônia. Os suspeitos também estão sendo presos por envolvimento em organizações criminosas.

Ao todo, 37 mandados de prisão preventiva foram cumpridos. Desses, nove alvos já estavam presos. Outro suspeito foi preso em flagrante. 71 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

"Mandavam mensagens por Whatsapp, mandavam pessoas passarem perto de comitês eleitorais e dar recados. Peço a população que nos ajude com a denúncia através do 181. O anonimato é garantido", comentou o secretário de Segurança Pública Roberto Sá.

De acordo com a polícia, essa investigação começou em 2022 e tinha foco em tráfico de drogas e organizações criminosas. No curso do processo, no entanto, foi identificado que alguns suspeitos estavam interferindo em campanhas eleitorais, especialmente no município de Caucaia, que faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Os criminosos estavam ameaçando candidatos a prefeitos da cidade. As vítimas não quiseram registrar Boletim de Ocorrência (B.O) "por medo de represália", conforme a polícia.

“Outro destaque importante é que esse grupo criminoso também promovia ações que buscassem interferir no processo eleitoral aqui no Ceará, seja por intimidação de eleitores ou através de ameaça e extorsão a candidatos, e como bem pontuou o nosso secretário, nós não vamos permitir esse tipo de ação, não vamos dar trégua e não iremos recuar. A determinação é seguir investigando esses grupos, tirar o patrimônio deles, prender esses criminosos perigosos e é essa nossa missão: trazer mais paz e segurança para a população cearense”, disse o delegado-geral Márcio Gutiérrez.

Dentre os alvos da operação “Complevit”, que significa fim de linha, estão 37 suspeitos de 18 a 53 anos, apontados como integrantes de grupos criminosos, e que eram investigados por integrar organização criminosa armada e por envolvimento em ameaças e intimidações de eleitores, extorsão de candidatos e interferência em campanhas eleitorais.

Todos os suspeitos já tinham antecedentes criminais por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de arma fogo e integrar organização criminosa.

No Ceará, as ações aconteceram nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Itaitinga, Jaguaruana, Uruoca e Umari.

Dos 34 mandados de prisão preventiva que já foram cumpridos, nove estavam recolhidos em unidades prisionais. Todos os alvos da operação estavam com mandados de prisão preventiva em aberto pelo crime de integrar organização criminosa.

Dos 34 alvos da operação, um alvo foi capturado na Bahia, um homem no Tocantins e outro suspeito foi preso em Rondônia.

Durante a operação, equipes da Delegacia Municipal de Ipaumirim, com apoio da Delegacia Metropolitana de Caucaia, cumpriram um mandado de busca e apreensão domiciliar no município de Umari.

Os policiais civis apreenderam, no local, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 40 e um rifle calibre 38. O suspeito foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Com o indivíduo, foram apreendidos, ainda, aparelhos celulares.

A operação também cumpriu a 71 mandados de busca e apreensão. Durante a operação, um automóvel Toyota e uma motocicleta foram apreendidos em Caucaia, além de armas de fogo.

A Polícia Civil do Estado do Ceará continua investigando a participação de outros suspeitos envolvidos nas ações criminosas.

 

Por g1 CE

 

Acusados de matar entregador de pizzaria com mais de 20 tiros são condenados pela Justiça


 

Os dois homens acusados de matar um entregador com mais de 20 tiros em uma pizzaria no Bairro Barroso, em Fortaleza, foram condenados na última segunda-feira (2), pelo Conselho de Sentença da 5ª Vara do Júri de Fortaleza, a penas que somadas chegam a 35 anos de prisão.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE), na noite de 28 de maio de 2023, Francisco Gabriel Alves da Silva ao chegar de uma entrega foi atacado por ocupantes de um carro, em frente ao estabelecimento onde trabalhava.

Na ocasião, Davi Medeiros de Melo e Marcelo Queiroz do Nascimento desceram do veículo e efetuaram uma série de disparos contra o trabalhador. A vítima ainda tentou se abrigar dentro da pizzaria, mas os acusados o perseguiram.

O entregador foi atingido por 27 tiros, que acertaram principalmente sua região torácica e craniana, evidenciando a gravidade do ataque.

Os jurados entenderam que Davi e Marcelo estiveram envolvidos ativamente em todas as etapas do crime, desde a premeditação até a consumação, e não hesitaram em colocar a vida de outros indivíduos em risco.

Davi foi sentenciado a 19 anos e 9 meses de reclusão e Marcelo a 15 anos e 7 meses de prisão, ambos em regime fechado.

Ao proferir a sentença, a juíza Valencia Maria Alves de Sousa, titular da 5ª Vara do Júri, considerou que o crime foi cometido com recursos que dificultaram ou impossibilitaram a defesa da vítima.

Já Antônio Ariclebio Freitas de Souza, que também havia sido pronunciado por participação no homicídio, teve suas acusações retiradas e foi absolvido.

 

Por g1 CE

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 EM ORÓS: CINCO CANDIDATOS A VEREADOR TÊM CANDIDATURAS INDEFERIDAS PELO TRE-CE, POR SUA 15ª ZONA ELEITORAL DE ICÓ.



Com o término do prazo de registro de candidaturas para as Eleições Municipais de 2024, a Justiça Eleitoral passa a analisar todos os pedidos apresentados, sendo estes examinados e julgados por juízes eleitorais de 1° grau.

Em Orós, cinco registros de candidaturas a vereador, foram indeferidos nesta última quinta-feira, dia 05/09/24, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), todos de partidos aliados da coligação “Orós 4 vezes mais forte”, com base no Código Eleitoral e na Resolução n.º 23.609/2019 do TSE.

Conforme decisões publicadas no Mural Eletrônico do TRE-CE, tiveram seus registros indeferidos em 1º grau: Alice Dias Duarte Lima (Federação Brasil da Esperança - PT/PC do B/PV), Antonia Cleiane Sá de Oliveira (Federação Brasil da Esperança - PT/PC do B/PV), João Paulo Lopes Rodrigues da Silva (PP), José Barbosa de Oliveira (PP) e Maria Augusta Rodrigues Amorim (PP).

Até o momento, dos mais de 460 mil pedidos analisados no Brasil, cerca de 5.600 candidaturas também foram indeferidas.


Fonte: TSE/TRE-CE