sexta-feira, 4 de outubro de 2024

ELEIÇÕES ORÓS 2024: SIMÃO PEDRO LIDERA COM 65,00% DA PREFERÊNCIA DOS VOTOS CONTRA 24,80% DE LUHUANNA URYA, DIZ INSTITUTO INTELIGÊNCIA

 


Com a proximidade do primeiro turno das eleições 2024 em todo o Brasil, os olhares se voltam ao cenário político municipal. Em Orós, Ceará, uma pesquisa registrada no TSE encomendada pela Conceito Comunicação & Agência de Notícias LTDA, em parceria com o Instituto Inteligência de Dados, foi divulgada nesta sexta-feira, 04/10/24.

Segundo os dados oficiais, o candidato Simão Pedro (PSD) apresenta 65,00% da preferência dos votos espontâneos, enquanto a candidata Luhuanna Urya (PP), aparece com 24,80%.

Não sabem ou não responderam apresentam 7,60%, e 2,60% declararam votar em branco ou anulo.

Na pesquisa estimulada, Simão Pedro aparece com 64,40% das intenções de votos e Luhuanna Urya com 24,10%.

A pesquisa ainda avaliou os índices de rejeição dos candidatos, onde Luhuanna atingiu 66,38%, contra 27,07% de Simão Pedro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30/set a 01/out, entrevistando 376 eleitores na sede e zona rural do município de Orós, com 95% de confiança e margem de erro de 5% para mais ou para menos, registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº 05355/2024.

 

Registro da pesquisa:

INSTITUTO INTELIGÊNCIA DE DADOS-IID
CNPJ: 55.255.892/0001-63
CONRE DA EMPRESA: 8761
CONRE DO ESTATÍSTICO: 7919
Registro da Pesquisa no CE-00199/2024

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Criminosos disparam vários tiros durante procissão em Fortaleza e matam uma pessoa


 

Criminosos dispararam cerca de 15 tiros e mataram uma pessoa durante a procissão de encerramento dos festejos da padroeira da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (1º).

Imagens da transmissão que estava sendo feita nas redes sociais da igreja mostram o momento que o pároco padre Fernando Reis estava desfilando em um carro aberto segurando o ostensório quando os tiros começaram.

Ao ouvir os disparos, as pessoas que estavam participando da procissão saíram gritando e correndo para tentar se proteger.

A Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus lamentou o ocorrido e informou que, durante o ato religioso, ocorreu uma perseguição ao lado da procissão, nas proximidades do Morro do Pilão, que resultou em um óbito.

"Ressaltamos que, graças a Deus, nenhum dos fiéis presentes foi ferido. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver Padre Fernando segurando o Santíssimo Sacramento sobre um veículo, permanecendo firme e sereno mesmo em meio aos disparos e à gritaria. [...] Pedimos orações pela vítima do ocorrido e reiteramos nosso apelo pela paz e pelo fim da violência em nossa comunidade", diz um trecho da nota da paróquia.

O g1 questionou a Secretaria da Segurança sobre a investigação do crime e não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

 

Por g1 CE

Barras de ferro caem e ferem trabalhadores em obra na Beira Mar


 Dois funcionários da obra do condomínio residencial, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, ficaram feridos após barras de ferro caírem sobre eles na noite desta terça-feira (1º). Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu no condomínio Ivens Monumental e vergalhões de ferro atingiram funcionários de 43 e 51 anos.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, um dos homens apresentava suspeita de fratura no fêmur e o outro, de trauma raquimedular, ou seja, é uma lesão na coluna vertebral que pode afetar a medula espinhal, resultando em danos neurológicos e alterações na função motora e sensitiva.

Os dois funcionários foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em seguida levados para o Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro da capital.

A Diagonal Engenharia confirmou o acidente por meio de nota e reforçou que tem parceria com projeto e incorporação. Empresa disse que apesar da operação da obra não ser de sua responsabilidade, a construtora atuou em colaboração com a empresa parceira na assistência aos dois colaboradores, que sofreram fraturas leves e foram prontamente atendidos pela equipe de segurança do trabalho no local.

"A empresa lamenta profundamente o ocorrido e reitera o seu compromisso com a constante com a segurança e segue prestando todo o suporte necessário", disse.

 

Por g1 CE

Jiboia é encontrada enrolada em telefone de casa e polícia faz resgate, no Ceará


 

Uma jiboia foi encontrada enrolada em um telefone fixo dentro de uma casa no Bairro Vila Lobo, na cidade do Crato, Cariri cearense. O animal foi resgatado pelo Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) nesse domingo (29).

A espécie pertencente à família Boa constrictor, serpente de médio porte, pode atingir até 4 metros de comprimento, mas não tem peçonha.

De acordo com policiais militares, o resgate foi feito de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados. A cobra foi devolvida para seu habitat natural, longe de um ambiente habitado.

O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) lista as seguintes dicas para prevenção de busca e resgate de animais:

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Por g1 CE

 

 

ônibus escolar desgovernado atinge duas casas no interior do Ceará


 

Um ônibus escolar desgovernado atingiu duas casas no município de Reriutaba, interior do Ceará, nesta segunda-feira (30). Uma câmera de segurança flagrou o acidente (veja no vídeo acima).

O ônibus transporta alunos de um distrito chamado Pé de Serra para o Centro de Reriutaba. Após deixar os alunos na escola, o motorista estaciona em uma oficina ao lado das casas atingidas.

As casas atingidas são de pessoas da mesma família. “Esse ônibus desceu de cima a baixo, atingindo a casa da minha sogra, que é essa que ficou toda demolida. E a minha casa, colada à estrutura da casa, rachou totalmente a frente da minha casa, que tinha sido reformada há pouco tempo”, falou uma moradora, que preferiu não ser identificada.

“Por pouco não atingiu uma pessoa que estava do lado de fora, bem como até mesmo a mim que iria sair, pegar meu carro que estava na casa da minha sogra que foi atingida, que eu iria sair com meu filho”, disse.

Ela disse que em ambas as casas atingidas havia pessoas no momento do acidente, mas ninguém foi atingido. Também não há registro de feridos que estavam no ônibus ou próximo às casas.

Conforme a moradora, os ônibus escolares do município estão sucateados e precisam de manutenção. O g1 entrou em contato com o prefeito de Reriutaba, Pedro Humberto (PSB), mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

 

Por g1 CE

 

 

 

Dois homens são presos por suspeita de matar motorista de aplicativo durante assalto em Fortaleza


 

Dois homens foram presos nesta segunda-feira (30), por suspeita de matar o motorista de aplicativo Jhonata Lima, de 25 anos, no Bairro Pedras, em Fortaleza, no último sábado (28).

Segundo a Polícia Civil, um dos suspeitos, de 21 anos, foi localizado em uma residência no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Com ele, a equipe apreendeu uma arma de fogo falsa, 14 munições, cartões magnéticos, roupas, documentos, sacos plásticos, um rolo de plástico filme, uma balança de precisão, 11 aparelhos celulares, equipamentos eletrônicos, placas de veículos, além de maconha, cocaína e dinheiro.

O outro criminoso, de 24 anos, foi preso em uma rodoviária de Fortaleza, quando se preparava para fugir para outro estado. O homem já possui passagens por tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, crime de violência doméstica e familiar contra a mulher, posse irregular de arma de fogo, lesão corporal dolosa e ameaça.

Os suspeitos foram conduzidos a uma delegacia, onde os homens foram autuados em flagrante pelo crime de latrocínio.

A Polícia Civil "segue com as diligências em andamento com o objetivo de identificar e capturar outros suspeitos de envolvimento com a ação criminosa", disse a corporação.

 

Por g1 CE

 

Empresária morta após cirurgias plásticas no Ceará: veja os próximos passos da investigação


 

A Polícia Civil investiga a morte de uma mulher de 24 anos internada após passar por cirurgias plásticas na cidade de Sobral, no interior do Ceará. A família da empresária Viviane Lira Monte registrou boletim de ocorrência por suspeita de negligência médica.

Segundo a família da vítima, houve negligência médica, pois Viviane foi liberada em apenas um dia após as cirurgias. Em nota, a Polícia Civil disse que "apura as circunstâncias de uma morte suspeita".

O cirurgião plástico que realizou os procedimentos, Alexandre Colombaretti, disse que ainda não foi intimado para depor. Em entrevista ao g1, o médico afirma que aguarda o momento de ser ouvido pela Polícia para prestar esclarecimentos sobre o caso.

O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Sobral, no interior do Ceará. Familiares da empresária denunciaram o caso à polícia no dia 27 de setembro.

Agora, a Polícia Civil deve ouvir relatos de testemunhas, familiares e do médico que realizou as cirurgias. A partir da investigação, a polícia decide se denuncia ou não os responsáveis.

Os familiares de Viviane afirmam que a empresária realizou cirurgias plásticas no dia 31 de agosto (sábado) e foi liberada no dia seguinte por um médico plantonista. No mesmo dia em que chegou em casa, a jovem teria relatado que sentia muitas dores, não conseguia urinar e tinha dormência no corpo.

Na ocasião, os parentes de Viviane entraram em contato com o cirurgião plástico, que teriam recomendado que ela fosse levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os familiares afirmam que o médico não estava mais na cidade de Sobral.

Ao g1, Alexandre Colombaretti afirma que ele mesmo esteve no hospital para dar alta à paciente e que os familiares entraram em contato com ele dois dias depois, quando a paciente passou a apresentar uma dificuldade respiratória.

“A cirurgia dela foi super tranquila. No dia seguinte, eu passei no hospital pra dar alta pra ela. Ela estava bem, dentro de todo o pós-operatório, e foi pra casa. Em 48 horas, ela começou a apresentar uma dificuldade respiratória. Os familiares entraram em contato comigo, e eu orientei que eles fossem na emergência pra fazer uma avaliação”, afirmou o cirurgião.

O médico relata, ainda, que estava na cidade de Sobral atendendo em seu consultório quando foi contatado pela família de Viviane quando ela começou a passar mal. E acrescenta que permaneceu na cidade por cerca de cinco ou seis dias acompanhando a internação da paciente, mantendo contato com os médicos e familiares de Viviane.

Discordância sobre a quantidade de procedimentos

Segundo a família e amigos da empresária, foram seis cirurgias plásticas realizadas ao mesmo tempo. O companheiro de Viviane, Renan Santiago, afirma que ela gastou cerca de R$ 40 mil pelos procedimentos após passar meses economizando.

 

Os procedimentos relatados pela família são:

 

mamoplastia redutora (redução de mama);

lipoaspiração no abdômen;

lipoaspiração nos braços;

lipoaspiração nas costas;

lipoaspiração no pescoço;

e lipoenxertia glútea

Na versão do médico, a paciente teria passado por apenas duas cirurgias: uma redução de mama e uma lipoaspiração.

“A Viviane não fez, como está sendo relatado, seis procedimentos. Ela fez, na verdade, duas cirurgias, que é uma mamoplastia redutora e uma lipoaspiração, que engloba algumas regiões do corpo, mas é apenas uma cirurgia”, diz o cirurgião.

Perguntado sobre quais regiões estavam incluídas na lipoaspiração, ele explicou que o procedimento foi realizado no abdômen, nos braços, nas costas e no pescoço. Ele também afirmou ser comum que o procedimento seja feito em mais de uma região na mesma cirurgia.

“É bem comum. Geralmente se faz uma lipoaspiração de barriga e costas, isso é praticamente clássico. E, às vezes, acrescenta algumas áreas quando o paciente quer… um braço, uma papada são regiões menores”, disse ao g1.

Um dos amigos da empresária afirmou que Viviane havia procurado outros médicos, que tinham se recusado a realizar todos os procedimentos que ela queria de uma vez.

"Ela tinha esse interesse de fazer cirurgia plástica e andou procurando alguns médicos. Esse médico que ela encontrou fazia coisas que os outros médicos disseram que não seria possível fazer tudo junto. Ela fez muitos procedimentos ao mesmo tempo. Ela pesquisou alguns outros médicos, mas eles se recusaram a fazer tantos procedimentos", disse Ayrton Alcântara, amigo da empresária.

Com 15 anos de atividades como cirurgião plástico, Alexandre também declarou que nunca chegou a ser processado por procedimentos anteriores, conforme afirma que vem sendo relatado nas redes sociais.

Para médico, internação não teve relação com cirurgias

O motivo da internação de Viviane na emergência após as cirurgias plásticas foi um quadro de pneumonia bilateral, conforme o boletim de ocorrência feito pela família. A infecção afeta os dois pulmões e pode levar a dificuldades respiratórias.

Segundo o médico, Viviane passou pelos procedimentos pré-operatórios exigidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dois dias antes da cirurgia, ela estava bem e não apresentava nenhum quadro de infecção respiratória.

“Eu sempre oriento os meus pacientes, até na minha orientação de pré-operatório, eu sempre coloco para os pacientes: não ficar em lugares aglomerados para que não possam pegar uma infecção. Inclusive, essa infecção não se manifesta até a cirurgia e, às vezes, se apresenta depois da cirurgia”, declarou Alexandre.

Quando Viviane foi transferida para a UTI, o médico afirma que esteve presencialmente no hospital acompanhando a situação e em contato com a equipe multiprofissional do hospital.

“Ela começou a antibioticoterapia no primeiro dia de internação dela na UTI e foi melhorando. Fui acompanhando os parâmetros laboratoriais dela, ela foi se recuperando. Foram feitas várias avaliações da equipe multidisciplinar do hospital”, comentou o médico.

O cirurgião também afirmou que a equipe médica fez avaliações para acompanhar como estava a recuperação das duas cirurgias plásticas.

“Não tinha nada de infecção nas áreas cirúrgicas. A cirurgia da mama dela tava toda fechada, não tinha infecção nas áreas da lipoaspiração. Só depois, com o tempo, uma pequena regiãozinha da mama, por causa de manipulações, de virar o paciente de um lado para o outro, abriu uma coisa pequenininha. Tem relato aí de que a mama toda abriu, na verdade, nada disso aconteceu”, afirma Alexandre.

Ele afirma que acompanhou o tratamento de Viviane na UTI e que esteve em contato com a família dela, ajudando inclusive a transmitir as informações, simplificando os termos mais técnicos.

Pelo relato da família, o diagnóstico da empresária, ainda na UPA, havia sido o de embolia pulmonar, um quadro grave que tem início quando um coágulo entope um vaso sanguíneo do pulmão, impedindo a passagem de sangue.

Segundo os parentes, após ser levada para a UTI, Viviane ainda teve uma parada cardíaca e foi reanimada. Dias depois, os médicos teriam chamado a família, explicando que o estado dela era grave.

Os parentes afirmam que Viviane foi piorando a cada dia, precisando do auxílio de bolsas de sangue e contraindo infecção por bactéria e fungos. Eles relatam que a cirurgia nos seios chegou a abrir e que ela teve secreção nos braços.

Viviane morreu no dia 26 de agosto, na véspera do seu aniversário de 25 anos, que seria comemorado na sexta-feira (27). Ainda segundo os parentes, o cirurgião chegou ao hospital horas antes da mulher falecer, ligou para a equipe da UTI e depois saiu sem falar com a família.

Caso segue em investigação

O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Sobral, unidade da Polícia Civil do Ceará responsável pela apuração do caso. Em nota, a Polícia disse que 'apura as circunstâncias de uma morte suspeita'.

Ao g1, Alexandre Colombaretti informou que ainda não foi ouvido pela Polícia e que vai prestar esclarecimentos quando for chamado. Ele declarou, ainda, que está surpreso pela repercussão nacional do caso e que as cirurgias foram feitas dentro dos padrões estabelecidos.

 

Por g1 CE

 

 

Criminosos invadem casa, assaltam trabalhadores e atiram em cinco pessoas em Pacatuba; duas morreram


 

Criminosos invadiram uma casa onde estavam sete trabalhadores naturais de Pernambuco, assaltaram os homens e em seguida atiraram em cinco deles, matando duas pessoas. O crime ocorreu no Bairro Alto São João, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite desta segunda-feira (30).

Segundo um dos sobrevivente, que levou um tiro na perna, ele e os colegas são naturais do município de Tabira e trabalhavam viajando, oferecendo serviços de restauro de fotos e esculpindo lápides de sepulturas. O grupo estava hospedado há quatro dias no imóvel que foi invadido por cinco homens armados.

"Eles chegaram e entraram todos encapuzados, anunciaram que era um assalto. Levaram a gente para um quarto, mandaram deitar. [...] Pegaram tudo, celular, documentos, carteira. Só a roupa do corpo mesmo que eles deixaram", disse um sobrevivente.

Ainda segundo a testemunha, os criminosos indagaram se os trabalhadores faziam parte de uma facção criminosa, o que foi negado por todos. Mesmo assim, os suspeitos pegaram dois deles e levaram para outro cômodo.

"Eles deixaram nós cinco para dentro do quarto e levaram os outros dois. Aí nós escutamos quando um gritou e começaram os disparos. O outro tentou fugir, entrou no quarto que a gente estava e eles [criminosos] começaram a efetuar vários disparos nele, que acertaram eu e os outros", relatou o trabalhador.

Dos sete pernambucanos, dois morreram no local, três foram baleados e outros dois não foram atingidos pelos tiros. Os feridos foram socorridos ao Hospital Municipal de Pacatuba e em seguida transferidos ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. Após o atendimento, eles receberam alta.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as investigações estão a cargo da Delegacia Metropolitana de Pacatuba, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM).

Entre os sobreviventes, está o pai de um jovem de 21 anos, que foi assassinado. Conforme o homem, era a primeira vez que o filho viajava ao Ceará para trabalhar com ele.

"Ele nunca tinha vindo, não, pra cá, não. [...] É um serviço que a gente vem e volta para Itabira. [...] Dessa vez ele tava lá sem fazer nada, eu decidi ir pra trazer ele pra vender, né? Mas eu botei ele pra trabalhar mais eu, ao meu lado. Infelizmente, aconteceu, né?", falou o pai de um dos mortos.

Ainda conforme o homem, ele e os colegas já tinham costume de pegar encomendas na cidade cearense.

"Essa questão de facção eu sabia que tinha, mas nós éramos acostumados a vir pra cá. Tem mais de dois anos que nós trabalhamos aqui nessa região e nunca aconteceu isso", disse trabalhador.

 

Por g1 CE

 

Candidato a vereador é alvo de operação da PF por suspeita de se aliar a organização criminosa no Ceará


 

Um candidato a vereador da cidade de Iguatu, no interior do Ceará, foi alvo de uma operação da Polícia Federal realizada na manhã desta terça-feira (1º), por suspeita de se aliar uma organização criminosa durante a campanha eleitoral.

A ação contou com a participação de 26 policiais federais e civis, que cumpriram cinco mandados de busca e apreensão.

Conforme a PF, a "Operação Integridade" tem objetivo de desarticular influência de uma facção violenta na campanha do candidato investigado, "além de reunir informações e provas para coibir a oferta de dinheiro em troca de apoio político e votos".

As investigações foram iniciadas a partir da prisão de um membro de uma organização criminosa por suspeito de tráfico de drogas, feita pela Polícia Civil. Durante a análise do material encontrado com o suspeito foi descoberta a proximidade do candidato a vereador e os traficantes.

A Polícia Federal investiga o candidato, que é advogado, por crimes eleitorais, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. A soma das penas máximas desses crimes podem chegar a 27 anos de reclusão.

"A Polícia Federal reforça seu compromisso com a integridade do processo eleitoral e a importância de combater práticas que comprometam a legitimidade das eleições", disse a Polícia Federal.

 

Por g1 CE

Jovem é perseguido e assassinado a tiros após discussão em jogo de futebol no Ceará


 

Um jovem foi morto a tiros na Rua Domingo Sávio, no Bairro Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, após uma discussão com um homem durante um jogo de futebol amador na noite desta segunda-feira (30).

Segundo testemunhas, João Pedro Sousa de Oliveira Filho, de 23 anos, participava de um racha quando se desentendeu com o outro jogador. Depois do término da partida, quando seguia para casa em uma motocicleta, ele foi seguido e atacado com tiros por dois homens que estavam em outra moto.

João Pedro foi socorrido por familiares e amigos para o Hospital Regional do Cariri, mas não sobreviveu aos ferimentos.

Conforme Maria do Socorro Livino, tia da vítima, João era o caçula dos irmãos e uma pessoa muita querida por todos.

"O João Pedro era um rapaz meninão, brincalhão, amigo, muito humilde. Só Deus para aliviar o coração da gente e entregar nas mãos dele. Que Deus faça justiça. É uma dor que a gente não deseja nem para o nosso pior inimigo", disse a tia da vítima.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram acionadas e fizeram os primeiros levantamentos. As investigações estão a cargo da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

 

Por g1 CE