Cerca de 5 mil candidatos foram eliminados no 1º dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no último domingo (3). A informação foi dada de forma preliminar, em coletiva, pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Ao todo, 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o exame, e 26,6% delas não compareceram aos locais de prova.
Entre os principais motivos de eliminação estão o porte de equipamento eletrônico, a utilização de materiais impressos de apoio, o não atendimento às orientações dos fiscais, a ausência antes do horário permitido e a tentativa de deixar o local de prova com o caderno de respostas antes dos 30 minutos finais.
Ainda, segundo o Ministério da Educação, foram registrados 689 problemas logísticos nos locais de prova, como falta de energia, emergências médicas e falta de abastecimento de água. As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova e quase 150 mil salas.
2º dia de prova acontece no dia 10
Os vestibulandos voltarão aos locais de prova no próximo domingo (10) para responder 90 questões nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.
As notas do Enem serão disponibilizadas no dia 13 de janeiro de 2025. Com os resultados, os candidatos podem pleitear vagas em universidades públicas ou participar de programas, como o Fies e o Prouni, para ingresso em instituições de ensino superior privadas.
Miséria.com.br - Por Bruna Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário